Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Adão Silva volta a encabeçar lista de Bragança, Leite Ramos por Vila Real

O vice-presidente da bancada do PSD Adão Silva vai voltar a ser cabeça de lista por Bragança, enquanto o deputado Luís Leite Ramos será novamente 'número um' por Vila Real, confirmou hoje à Lusa fonte oficial social-democrata.

Adão Silva volta a encabeçar lista de Bragança, Leite Ramos por Vila Real
Notícias ao Minuto

14:21 - 18/07/19 por Lusa

Política PSD

Já em Viana do Castelo e Portalegre, o partido apostará em novos rostos para encabeçarem as listas às legislativas de 6 de outubro: respetivamente, no presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Mendes, e no líder da distrital de Portalegre, António José Miranda.

Adão Silva, que já tinha sido cabeça de lista por Bragança em 2015, é deputado há várias legislaturas (desde a V, iniciada em 1987, com algumas interrupções até ao presente), foi secretário de Estado adjunto da Saúde no Governo de Durão Barroso e liderou a distrital de Bragança dos sociais-democratas.

Atualmente, o deputado de 61 anos desempenha funções como primeiro vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, liderado por Fernando Negrão.

Em 2015, o PSD elegeu dois dos três deputados por Bragança: Adão Silva e José Silvano, atual secretário-geral do partido.

Por Vila Real, o PSD voltará a apostar no engenheiro civil e professor universitário Luís Leite Ramos, 57 anos, deputado há duas legislaturas, e que presidiu à II Comissão de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.

Neste círculo, pelo qual Leite Ramos já foi cabeça de lista em 2015, o PSD elegeu três dos cinco deputados: Pedro Pimentel e Manuela Tender, além do 'número um'.

Já António José Miranda, 45 anos, é presidente da distrital de Portalegre do PSD desde janeiro e vice-presidente da Câmara de Castelo de Vide.

Nas últimas três legislaturas, o cabeça de lista do PSD por este círculo -- pelo qual o partido elegeu há quatro anos um dos dois deputados eleitos - tinha sido Cristóvão Crespo.

Por Viana do Castelo, o presidente do PSD, Rui Rio, escolheu Jorge Salgueiro Mendes, presidente da Câmara Municipal de Valença desde 2009 e licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Em 2011 e 2015 o cabeça de lista do PSD por Viana do Castelo tinha sido Carlos Abreu Amorim e em 2009 José Eduardo Martins.

Nas últimas legislativas, a coligação Portugal à Frente elegeu quatro dos seis deputados eleitos por Viana do Castelo, três dos quais eram do PSD - além de Abreu Amorim, Luís Campos Ferreira (que deixou o parlamento na atual legislatura) e Emília Cerqueira.

Além da Madeira (que, tal como Açores, tem autonomia na escolha de deputados), falta conhecer a escolha de Rui Rio para cabeças de lista do PSD em quatro círculos eleitorais: Évora, Viseu e pelos dois círculos da emigração (Europa e Fora da Europa).

Dos 17 cabeças de lista já oficialmente conhecidos no PSD, 14 nunca ocuparam esta posição de 'número um' e três são repetentes (Carlos Peixoto, Adão Silva e Luís Leite Ramos). Apenas cinco são atualmente deputados (Adão Silva, Carlos Peixoto, Cristóvão Norte, Margarida Balseiro Lopes e Luís Leite Ramos).

Por Lisboa, será cabeça de lista a vereadora da Câmara de Cascais Filipa Roseta; pelo Porto o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Hugo Carvalho; por Leiria, a deputada e líder da JSD Margarida Balseiro Lopes; por Aveiro, a investigadora universitária Ana Miguel Santos (que tinha sido candidata a eurodeputada no 8.º lugar na lista do PSD); por Braga, o vogal da Comissão Política Nacional e vereador em Guimarães André Coelho Lima; e por Coimbra, a advogada Mónica Quintela, porta-voz para a Justiça do Conselho Estratégico Nacional.

Henrique Silvestre Ferreira, engenheiro agrónomo, vai ser o cabeça de lista do PSD por Beja; Cláudia André, geógrafa, professora e vogal da Comissão Política, por Castelo Branco; o vereador da Câmara de Setúbal Nuno Carvalho pelo seu distrito; e Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, por Santarém.

Os deputados Carlos Peixoto e Cristóvão Norte confirmaram esta semana à Lusa que encabeçarão as listas do PSD pelos círculos da Guarda e Faro, respetivamente.

Também os Açores já aprovaram o cabeça de lista pela Região Autónoma: o engenheiro eletrotécnico Paulo Moniz, natural da ilha de São Miguel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório