Vital Moreira critica o "arcaísmo" da ferrovia num "país esquizofrénico"

O antigo eurodeputado lamenta que o Governo não tenha dedicado a "atenção que o avançado estado de decadência justificava".

Notícia

© Carlos Manuel Martins / Global Imagens 

Notícias Ao Minuto
17/07/2019 08:20 ‧ 17/07/2019 por Notícias Ao Minuto

Política

Ferrovia

Um dia depois de o primeiro-ministro António Costa ter realçado o papel “fundamental” da ferrovia na internacionalização da economia portuguesa, Vital Moreira não esconde o seu desagrado pelo estado em que ela se encontra. Num texto publicado no blog Causa Nossa, o socialista começa por abordar o dualismo que se verifica em Portugal.

Ao mesmo tempo que exibe indicadores de modernidade de vanguarda (startups tecnológicas, inovação, etc.), Portugal mantém traços do maior arcaísmo em infraestruturas, como sucede no caso da ferrovia”, afirma, exemplificando com o “mau estado” da linha ferroviária, “falta e velhice do material circulante, incumprimento de horários e de circulações”.

Para Vital Moreira, a ferrovia foi “vítima de décadas de desinvestimento público e da continuada prioridade política conferida à rodovia”. O antigo eurodeputado lamenta que o “Governo agora em fim de mandato” também não lhe tenha dedicado a “atenção que o avançado estado de decadência justificava, tendo o investimento público sido sacrificado à prioridade da recuperação de rendimentos (os comboios não votam...)”.

Um dos exemplos deste “atraso estrutural” é a “conclusão (atrasada, como sempre) de alguns troços da eletrificação das linhas do Minho e do Douro, ambas longe de concluídas - isto já bem dentro do século XXI!”, como salientou Vital Moreira.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas