Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

PCP critica alinhamento de PS com a Direita na eleição de Von der Leyen

O eurodeputado do PCP, João Ferreira, alertou para a promessa por cumprir do primeiro-ministro, António Costa.

PCP critica alinhamento de PS com a Direita na eleição de Von der Leyen
Notícias ao Minuto

21:27 - 16/07/19 por Lusa

Política Comissão Europeia

João Ferreira, do PCP - o outro dos parceiros parlamentares do Governo de António Costa -, considerou, em referência ao primeiro-ministro, que "quem promete uma aliança progressista e acaba a votar a favor de uma ministra da senhora Merkel" tem "uma entrada de leão e uma saída de sendeiro".

"Foi o que foi. Também aí não há propriamente diferenças: o Partido Socialista fez hoje o que tinha feito há cinco, há 10 e há 15 anos. O PS votou ao lado da direita, do PSD, do CDS, uma mesma candidata", apontou o eurodeputado comunista.

Quer o Bloco de Esquerda, quer o PCP, membros da Esquerda Unitária, votaram contra a nomeação de Von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia, enquanto a bancada dos Socialistas e Democratas anunciou que iria votar a favor.

A alemã foi hoje eleita para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, ao recolher no hemiciclo de Estrasburgo (França) 383 votos a favor, 327 contra, 22 abstenções e um nulo.

Os números significam que nem todos os eurodeputados das três maiores famílias políticas -- o Partido Popular Europeu, os socialistas e os liberais do Renovar a Europa -- deram o seu sim à nova presidente da Comissão, uma vez que os três grupos somam 444 eurodeputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório