Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 19º

Edição

"Houve grupos que caíram nesse jogo de ilusões" de Ursula Von der Leyen

José Gusmão, eurodeputado português eleito pelo Bloco de Esquerda, condenou a eleição desta terça-feira da nova presidente da Comissão Europeia.

"Houve grupos que caíram nesse jogo de ilusões" de Ursula Von der Leyen
Notícias ao Minuto

20:17 - 16/07/19 por Patrícia Martins Carvalho 

Política José Gusmão

"O Parlamento Europeu perdeu a oportunidade de fazer valer a sua legitimidade democrática num processo que várias bancadas consideraram como não sendo transparentes e em torno de uma solução que várias bancadas consideraram não resolver os principais problemas da União Europeia".

Foi desta forma que José Gusmão reagiu à eleição de Ursula Von der Leyen para o cargo de presidente da Comissão Europeia.

Em declarações aos jornalistas, o eurodeputado bloquista acusou Von der Leyen de, “nas últimas duas semanas, ter feito promessas contraditórias a todos os grupos”.

“E houve grupos que aceitaram cair nesse jogo de ilusões, comprometendo as escolhas fundamentais da União Europeia para os próximos anos”, considero, deixando ainda críticas ao grupo socialista.

“Lamentamos profundamente que o grupo dos socialistas tenha sido determinante. Se se tivesse oposto havia maioria no Parlamento para impor uma solução de alguém que, pelo seu percurso político, desse garantias de um compromisso a sério de rutura com políticas de austeridade”, acrescentou, rematando com aquela que considera ser, atualmente, uma das “maiores preocupações” e que é um “agravamento de uma viragem militarista dentro da União Europeia”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório