Portugal "regozija-se" com eleição de Ursula Von der Leyen

O ministro dos Negócios Estrangeiros português já reagiu à eleição de Ursula Von der Leyen para presidente da Comissão Europeia.

Resultado eleitoral na Holanda é "muito encorajador"

© iStock

Patrícia Martins Carvalho
16/07/2019 19:11 ‧ 16/07/2019 por Patrícia Martins Carvalho

Política

Santos Silva

É a primeira vez que a Comissão Europeia terá uma mulher como presidente. Ursula Von der Leyen foi eleita, esta terça-feira, com 383 votos – precisava de, pelo menos, 374.

Momentos após a contagem dos votos, Augusto Santos Silva falou aos jornalistas, garantindo que o “Governo regozija-se com o resultado” obtido esta terça-feira no Parlamento Europeu.

“Entendemos que o os compromissos assumidos pela nova presidente são muito claros e vão todos no sentido certo”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, destacando que nesse “sentido certo” se encontra a “defesa do Estado de Direito, a defesa do completamento da União Económica e Monetária, a defesa da criação de um instrumento orçamental para a competitividade e convergência e a defesa da atenção que a Europa deve prestar à transição energética e à descarbonização da economia”.

Santos Silva reiterou que os “compromissos” que Ursula Von der Leyen tomou enquanto candidata são “muito claros e indicam que a presidente eleita constituirá e dirigirá uma Comissão no sentido em nós sempre defendemos”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas