Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Visita de Trump? Deputado alerta para agenda política da extrema-direita

Donald Trump poderá estar prestes a pisar solo português, uma visita de Estado que ainda carece de confirmação oficial. Para o deputado Pedro Soares, a acontecer, a visita do presidente norte-americano "vai para além dos negócios e da competição com a China".

Visita de Trump? Deputado alerta para agenda política da extrema-direita
Notícias ao Minuto

09:15 - 15/07/19 por Melissa Lopes

Política Donald Trump

A notícia da vinda de Donald Trump a Portugal em agosto foi dada pela comunicação social, mas o Presidente da República já afirmou que ainda não há confirmação da visita do presidente dos Estados Unidos. 

Perante tal possibilidade, Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda, alerta para “a realidade da agenda política de Trump na visita à Europa”.

No seu entender, essa visita, a acontecer, “vai para além dos negócios e da competição com a China”. 

“A extrema-direita na Europa conta com a presença de Trump para projetar e amplificar as mensagens conservadoras, racistas, xenófobas, anti refugiados e imigrantes”, considera o bloquista, concluindo que Trump “virá caucionar a ascensão e a presença da extrema-direita em vários governos europeus e o alargamento dessa rede a outros”.

Por isso, o deputado apela, caso a visita venha a realizar-se, a “uma gigantesca mobilização anticonservadora, mesmo que seja em agosto, que enfrente a agenda da extrema-direita e afirme o repúdio pelas suas políticas”.

Apesar de não existir confirmação oficial da visita, Marcelo confirmou que foi ele próprio a fazer o convite a Donald Trump, com quem teve oportunidade de falar num encontro em Paris, por ocasião de 11 de novembro.

"Ele [Trump] disse logo na ocasião que estava muito interessado e disponível para visitar Portugal, mas o que é facto é que ainda não temos confirmação", salvaguardou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório