Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Nova Lei de Bases da Saúde "é uma vitória para a Esquerda"

Francisco Louçã comentou, esta sexta-feira, os anúncios do PCP e do BE sobre o acordo com o PS relativo à nova Lei de Bases da Saúde.

Nova Lei de Bases da Saúde "é uma vitória para a Esquerda"

Depois de dias e dias de negociações, o Bloco de Esquerda e o PCP chegaram, esta sexta-feira, a acordo com o PS sobre a nova Lei de Bases da Saúde e este entendimento, tal como já se esperava, foi o assunto central no espaço de comentário político de Francisco Louçã, na SIC Notícias. 

Para o fundador do Bloco de Esquerda, os acordos anunciados hoje foram “uma surpresa”. Mais, diz Louçã, “foram uma boa surpresa” e “bem preparada”.

Após várias semanas de avanços e recuos, em que, recorda Francisco Louçã, o Governo passou de “ter simpatia” pela proposta de Catarina Martins para uma “guinada que ainda está por explicar” para negociar com o PSD, para, por fim, “trabalhar sobre a única proposta que estava em cima da mesa, que era feita pelo Bloco de Esquerda e que, na verdade, é exatamente, tim tim por tim tim, aquilo que foi hoje anunciado”.

Um consenso que, o ex-líder dos bloquistas, garante ser uma vitória para a Esquerda portuguesa, pois deixou o PS sem “condições políticas nenhumas” para, na próxima legislatura, conseguir fazer “lançamento de novas Parcerias Público-Privadas da Saúde (PPP)”.

“Estou convencido que, qualquer que seja a norma jurídica, e provavelmente o Governo tentará que seja bastante indefinida e aberta, não haverá condições políticas para contratos de PPP nos próximos quatro anos. E isso é uma vitória para a Esquerda”, explica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório