Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

PCP propõe classificação e recuperação da obra de Zeca Afonso

O Partido Comunista Português (PCP) apresentou, na Assembleia da República, um projeto de resolução que recomenda a classificação da obra do músico José Afonso como de interesse nacional com vista à sua reedição e divulgação.

PCP propõe classificação e recuperação da obra de Zeca Afonso
Notícias ao Minuto

10:23 - 11/07/19 por Lusa

Política Zeca Afonso

Num documento datado de dia 04 de julho, que recorda que a Associação José Afonso (AJA) recentemente lançou uma petição com este mesmo objetivo (que hoje conta com mais de 11 mil assinaturas), o grupo parlamentar do PCP defende "que é urgente preservar e divulgar a obra de José Afonso, permitindo o seu acesso a todos, pelo que considera que o Governo deve envidar todos os esforços para recuperar toda a obra do músico, tendo em vista a sua reedição".

Os deputados comunistas lembram que se vão cumprir 90 anos do nascimento do autor de 'Grândola, Vila Morena' no dia 02 de agosto e que urge classificar "a obra de José Afonso como de interesse nacional", bem como avançar com o "desenvolvimento das diligências necessárias para recuperar toda a obra do músico, tendo em vista a sua reedição e divulgação".

Em junho, aquando do lançamento da petição pela AJA, o presidente desta estrutura, Francisco Fanhais, salientava que se estava perante "um imbróglio jurídico, porque a Movieplay [editora que detém os direitos comerciais da obra de José Afonso] está em situação de insolvência e não se sabe do paradeiro dos 'masters' das músicas gravadas pelo Zeca Afonso", o que compromete a reedição destes trabalhos.

Apesar de já ter havido contactos com o Ministério da Cultura, com a atual ministra e com o antecessor, a AJA decidiu lançar a petição com o objetivo de acelerar este processo de classificação da obra de José Afonso - que considera ser "referência maior da cultura musical portuguesa" -, com vista à sua proteção através de uma "especial tutela do Estado".

Figura maior da cultura portuguesa, como o define o PCP, José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu em 02 de agosto de 1929 em Aveiro e começou a cantar enquanto estudante em Coimbra.

"Em 1953, são editados os seus primeiros discos, ambos de 78 rotações e gravados no Emissor Regional de Coimbra da Emissora Nacional, com fados de Coimbra. Foram então editados pela Alvorada, não existindo hoje exemplares", sublinha o partido, que, segundo a AJA, chegou a convidar o músico para aderir, tendo José Afonso recusado "invocando a sua condição de classe".

No final da década de 1960 assina contrato com a Orfeu, pela qual edita a maior parte da sua obra: 'Cantares do Andarilho', 'Contos Velhos Rumos Novos', 'Traz Outro Amigo Também', 'Cantigas do Maio', 'Eu Vou Ser Como a Toupeira', 'Venham Mais Cinco', 'Coro dos Tribunais', 'Com as Minhas Tamanquinhas', 'Enquanto Há Força' e 'Fura Fura'.

José Afonso morreu no dia 23 de fevereiro de 1987, em Setúbal, de esclerose lateral amiotrófica, diagnosticada em 1982.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório