PAN questiona ministro sobre morte de cavalo em tourada de Coruche

Partido reassume o compromisso de “voltar a pugnar pelo fim dos espetáculos tauromáquicos” já na próxima legislatura.

Notícia

© Global Imagens

Melissa Lopes
09/07/2019 12:58 ‧ 09/07/2019 por Melissa Lopes

Política

Touradas

O PAN questionou esta terça-feira o ministro da Agricultura sobre os acontecimentos ocorridos na tourada do passado sábado, dia 6 de julho, em Coruche, dos quais resultaram ferimentos em quatro pessoas e a morte de um dos cavalos utilizados no evento.

Sendo Capoulas Santos responsável pela tutela da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, o partido quer saber se estava presente um veterinário na praça de touros, como é imperativo legal. O PAN questiona ainda o ministro sobre por que motivo o cavalo não foi imediatamente socorrido.

O partido quer também ver esclarecido se o abate do animal era forçoso e se não seria possível a recuperação do mesmo, “ainda que não pudesse participar mais em atividades tauromáquicas”, lê-se no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

O PAN considera que “este episódio de violência (…) deixa claro que os touros não são as únicas vítimas do alegado espetáculo tauromáquico”, sublinhando tratar-se, paralelamente, de uma atividade que "também coloca em risco as pessoas e outros animais, como é o caso dos cavalos"

O partido aproveita a ocasião para reiterar a sua “condenação a todos os espetáculos que promovam ou inflijam violência sobre animais” e para lamentar “a oportunidade perdida" na legislatura que agora finda "para terminar com os eventos violentos e de morte que são as corridas de touros”.

Por fim, o PAN reassume o compromisso de, já na próxima legislatura, “voltar a pugnar pelo fim dos espetáculos tauromáquicos, na esperança de que os partidos tradicionais estejam finalmente à altura dos anseios da população portuguesa”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas