Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Leitão Marques elege inclusão como um dos principais desafios da UE

A eurodeputada socialista Maria Manuel Leitão Marques apontou hoje a inclusão como um dos principais desafios da União Europeia (UE), prometendo empenhar-se no combate à pobreza e à exclusão digital no Parlamento Europeu (PE).

Leitão Marques elege inclusão como um dos principais desafios da UE
Notícias ao Minuto

14:58 - 08/07/19 por Lusa

Política PS

"Quis trazer aqui [o desafio] da inclusão, onde se inclui a igualdade de género, mas também o combate à pobreza e à exclusão digital, não apenas dos que não usam a internet, mas também dos que a usam de uma forma básica e podem ficar desatualizados dada a tão rápida evolução do conhecimento", disse à imprensa à margem de um debate em Lisboa sobre o futuro da Europa.

A eurodeputada deu como exemplo a Finlândia, país que exerce desde 01 de julho a presidência rotativa da UE, onde o Estado lançou um programa educativo para dar noções básicas de inteligência artificial "a toda a população e não apenas aos especialistas ou aos jovens mais interessados".

A questão, explicou, prende-se com outro dos grandes desafios da Europa, "a transição que resulta da economia digital e da automação", que vão alterar o perfil do trabalho e exigir novas competências.

"Devemos concentrar-nos no equilíbrio e no bem-estar", disse durante o debate, apontando o caso da Nova Zelândia onde foi anunciado um "orçamento do bem-estar". "Porque não também na Europa?", questionou.

"Deve ser uma inspiração para a UE e para todos os Estados-membros. Acho que devemos estar perto de introduzir um conceito assim, porque só esse conceito será consonante também com as nossas preocupações ambientais em sentido amplo, porque é um conceito que não valoriza só o crescimento [económico], valoriza o bem-estar e, no fundo, também a inclusão", explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório