Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Joaquim Barreto é o primeiro indicado pelo PS Braga para a AR

A Federação Distrital do PS Braga aprovou esta madrugada a lista a apresentar às eleições legislativas, sendo o primeiro indicado o atual presidente daquela estrutura, cujo líder será anunciado "na próxima semana", disse à Lusa fonte partidária.

Joaquim Barreto é o primeiro indicado pelo PS Braga para a AR
Notícias ao Minuto

01:42 - 06/07/19 por Lusa

Política Eleições

Segundo a mesma fonte, a lista, em que Joaquim Barreto é o primeiro nome proposto pela distrital, foi aprovada por 62 votos a favor em 70 votos possíveis.

A lista aprovada esta noite tem ainda que ser aprovada na Comissão Nacional do PS.

A reunião que levou à aprovação da lista foi "longa e com alguma discussão" originada por o candidato apresentado por Barcelos ter sido Ana Maria Silva e não Manuel Mota, "o preferido" daquela concelhia, por causa da lei da paridade.

Assim sendo, depois dos dois primeiros nomes, que são escolha dos órgãos nacionais, Braga propõe em primeiro o já atual deputado Joaquim Barreto, seguido de Luis Soares (de Guimarães), também ele já deputado, Ana Maria Silva (Barcelos), seguida de Pedro Sousa, indicado pela concelhia de Braga.

Nuno Sá, que foi deputado até 2015, foi o nome escolhido por Vila Nova de Famalicão para a Assembleia da República. Em oitavo, surge o nome da presidente das Mulheres Socialistas, Palmira Maciel, que foi deputada até à saída do Governo de Caldeira Cabral, uma vez que este assumiu o lugar de deputado para o qual tinha sido eleito como cabeça de lista por Braga.

Os 10 nomes votados e aprovados são assim, ainda sem os dois primeiros conhecidos, Joaquim Barreto, Luís Soares, Ana Maria Silva, Nuno Sá, Palmira Maciel, Daniel Bastos, Dora Gaspar e Pedro Sousa.

No total a lista aprovada contem 20 nomes, seguindo explicou à Lusa aquela fonte.

Em 2015 o PS obteve, no Distrito de Braga, 30,87% dos votos, elegendo sete deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório