Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bloco vai aprovar programa que aprofunda recuperação de rendimentos

As eleições legislativas dominam a Mesa Nacional do BE de sábado, órgão máximo entre convenções que vai aprovar os primeiros candidatos à Assembleia da República e o programa eleitoral, que "aprofunda a recuperação de rendimentos" da atual legislatura.

Bloco vai aprovar programa que aprofunda recuperação de rendimentos
Notícias ao Minuto

16:57 - 05/07/19 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

Fonte oficial do BE avançou à agência Lusa que o partido, "assumindo o compromisso com a continuidade do combate à austeridade, apresentará às próximas eleições legislativas um programa que aprofunda a recuperação de rendimentos que se verificou nos últimos anos".

"A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reúne-se este sábado para aprovar o programa eleitoral e os primeiros candidatos à Assembleia da República", adiantou a mesma fonte.

A defesa do país, na perspetiva do BE, "exige escolhas claras, de que são exemplo a restruturação da dívida e a recuperação dos bens públicos".

"O Bloco apresentará nas próximas eleições um programa comprometido com a revolução energética para combater as alterações climáticas, com a defesa dos serviços públicos e com uma estratégia económica que valoriza o emprego e os rendimentos de quem trabalha ou trabalhou", revelou ainda.

A vida independente das pessoas com deficiência "como no combate ao conservadorismo e preconceito" é outra das preocupações dos bloquistas, que vão apresentar propostas que "garantem condições de igualdade e respeito por quem está mais desprotegido".

Segundo os estatutos do BE, compete "à Mesa Nacional, sob proposta das assembleias distritais e regionais, decidir sobre a primeira candidata ou candidato", no caso de círculos com até três deputados, das listas à Assembleia da República e às Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Nos restantes círculos, a competência da Mesa Nacional é "sobre o primeiro quinto de candidatas e candidatos".

"As Assembleias Distritais e Regionais podem requerer, como recurso, a votação em alternativa das suas propostas na Mesa Nacional. A decisão sobre a composição restante destas listas compete às respetivas assembleias distritais e regionais", lê-se ainda nos estatutos do partido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório