Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 32º

BE defende exclusividade opcional no SNS. Tema irá a campanha eleitoral

O Bloco de Esquerda (BE) defende que a exclusividade dos profissionais de saúde, com modalidade opcional, é uma questão central para o SNS e será uma das propostas do partido na próxima campanha eleitoral.

BE defende exclusividade opcional no SNS. Tema irá a campanha eleitoral

O deputado bloquista Moisés Ferreira esteve hoje na concentração de médicos junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, a manifestar a solidariedade do partido com as reivindicações dos profissionais, exigências que "vão ao encontro de um melhor Serviço Nacional de Saúde".

"É preciso garantir boas condições, com boas carreiras, para que os profissionais queiram estar no SNS em dedicação plena. A exclusividade é algo que tem de estar em cima da mesa. É um assunto absolutamente central. Deve haver essa opção para qualquer profissional do SNS, não como imperativo, mas opcional. E quem quiser aceder terá de ter incentivos associados", argumentou o deputado em declarações à agência Lusa.

O BE defende a possibilidade de exclusividade no SNS não só para médicos, mas para todos os profissionais de saúde.

"Está nas nossas opções desde há muito tempo e será uma das propostas que teremos também na próxima campanha eleitoral", disse Moisés Ferreira, frisando que todos os hospitais públicos apontam dificuldades na captação de profissionais, em especial de médicos.

O deputado avisa ainda que é necessário corrigir a quantidade de médicos que ficam impedidos de aceder a uma especialidade.

"Ninguém compreende que num país em que faltam médicos de família para tantos milhares de utentes, haja centenas de médicos impedidos de aceder à especialidade", afirmou.

A concentração de médicos que hoje juntou algumas dezenas de pessoas junto ao Ministério da Saúde foi convocada pela Federação Nacional dos Médicos e coincidiu com o segundo e último dia de greve nacional, paralisação que registou uma adesão a rondar os 80%.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório