Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

PSD/Açores solidário com Alexandre Gaudêncio apesar de ser arguido

A Comissão Política do PSD/Açores manifestou hoje a sua solidariedade para com o líder regional do partido, Alexandre Gaudêncio, que foi constituído arguido na terça-feira, por suspeita dos crimes de peculato, prevaricação, abuso de poder e falsificação de documentos.

PSD/Açores solidário com Alexandre Gaudêncio apesar de ser arguido
Notícias ao Minuto

16:52 - 03/07/19 por Lusa

Política Alexandre Gaudêncio

"Os membros da Comissão Política Regional manifestam toda a sua solidariedade ao presidente do PSD/Açores", revela, em comunicado, a estrutura regional do partido, adiantando que Alexandre Gaudêncio "é um homem sério e humilde em todos os aspetos da sua vida política, profissional e pessoal, tal como é reconhecido pela generalidade da população".

O líder dos sociais-democratas açorianos, que é também presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, foi alvo de uma investigação da Polícia Judiciária por suspeita de violação de regras de contratação pública, de urbanismo e ordenamento do território, na autarquia que dirige.

O PSD/Açores vem agora dizer que "respeita" o trabalho das autoridades, que estão a investigar as queixas que receberam, mas lembra que as investigações das autoridades competentes "servem precisamente para apurar a verdade", ou seja," para imputar responsabilidades a quem as tem e provar a inocência de quem for alvo de alguma acusação infundada".

"Por isso mesmo, Alexandre Gaudêncio prestou ontem [terça-feira] toda a colaboração tendo em vista o cabal esclarecimento dos factos e manifestou a sua total disponibilidade para contribuir para o apuramento da verdade, a bem da transparência", recordaram os dirigentes sociais-democratas.

A Comissão Política Regional do PSD entende também que esta investigação judicial à Câmara Municipal da Ribeira Grande "tem origem em denúncias anónimas e outras de caráter partidário".

"Estas denúncias não foram feitas com objetivos nobres, mas sim com propósitos políticos, com o objetivo claro de denegrir o trabalho do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande e a liderança do PSD/Açores", lamenta a estrutura regional do partido, considerando que, em política "não pode valer tudo".

Em declarações aos jornalistas, na terça-feira, Alexandre Gaudêncio disse estar "convicto de que todas as opções" que tomou enquanto presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande "estão dentro da legalidade".

Quanto aos cargos que ocupa, Alexandre Gaudêncio garantiu que não irá demitir-se da autarquia, mas em relação à liderança do PSD/Açores, disse que a questão será "analisada internamente" e deixada "à consideração" dos seus pares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório