Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Zorrinho adverte: Apoio à Comissão condicionado a agenda progressista

Carlos Zorrinho considerou hoje que a eleição de David-Maria Sassoli reforça a "agenda progressista" do Parlamento Europeu e advertiu que a presidente indigitada da Comissão Europeia só terá o apoio da assembleia se apresentar um programa nessa linha.

Zorrinho adverte: Apoio à Comissão condicionado a agenda progressista
Notícias ao Minuto

14:10 - 03/07/19 por Lusa

Política Parlamento Europeu

"A partir do momento em que temos um Parlamento Europeu forte e liderado por um socialista, vamos confrontar a indiciada presidente da Comissão [Ursula von der Leyden] com o programa concreto que ela vai pôr em prática", disse o eurodeputado socialista à imprensa após a eleição do italiano para a presidência do PE.

"Portanto, o jogo só termina no momento em que ela for votada neste Parlamento e será votada neste Parlamento se as suas ideias estiverem em linha com aquilo que é o sentimento hoje expresso pelo PE", frisou.

Segundo Zorrinho, a eleição de Sassoli foi "uma grande vitória" na medida em que sob a liderança de "um progressista" o PE "fica mais reforçado no contexto institucional".

Von der Leyen foi nomeada na terça-feira para a presidência da Comissão Europeia, no âmbito de um acordo entre as três maiores famílias políticas europeias -- conservadores, socialistas e liberais --, a solução encontrada depois da rejeição pelos conservadores europeus de uma proposta prevendo a designação do socialista holandês Frans Timmermans, candidato principal dos socialistas, como presidente da Comissão Europeia, e de Manfred Weber, 'spitzen' dos conservadores, para a presidência do PE.

Carlos Zorrinho recusou que o novo 'pacote' de nomes para os cargos de topo da União Europeia (UE) possa ser visto como uma derrota do primeiro-ministro, António Costa, que apoiou reiteradamente a designação de Timmermans, afirmando que o debate "não deve ser pessoalizado", mas antes visto como "um debate político muito importante" numa altura em que se assiste a "uma reconstrução da malha política europeia" saída das eleições europeias de maio.

"O que aconteceu hoje aqui no PE foi uma vitória dos socialistas e é também uma vitória de António Costa", disse.

Questionado sobre informações divulgadas na véspera segundo as quais o 'pacote' aprovado pelo Conselho Europeu previa que o candidato socialista à presidência do PE fosse o búlgaro Sergei Stanishev, e não David-Maria Sassoli, Carlos Zorrinho qualificou todo o processo como "a democracia a funcionar no grupo" dos socialistas europeus.

Segundo explicou, na reunião socialista "Stanishev informou que não era candidato" e "outros candidatos que se perfilaram acabaram por ir desistindo", havendo depois "uma votação clara a favor de David Sassoli".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório