Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

"A repartição de nacionalidades é relevante para representar os 28 povos"

O eurodeputado do CDS-PP, Nuno Melo, mostra-se satisfeito com a eleição de David Sassoli como presidente do Parlamento Europeu.

"A repartição de nacionalidades é relevante para representar os 28 povos"
Notícias ao Minuto

13:24 - 03/07/19 por Natacha Nunes Costa

Política Nuno Melo

O eurodeputado do CDS-PP, Nuno Melo, mostrou-se satisfeito com a eleição de David Sassoli como presidente do Parlamento Europeu, ao início da tarde desta quarta-feira.

Em entrevista à RTP1, o parlamentar realçou a importância de existir, nos altos quadros da Europa, a representação de vários partidos, mas também de diferentes nacionalidades.

"Além da repartição entre partidos, as nacionalidades são um fator determinante para estas nomeações. Se à frente da Comissão, teremos, eventualmente, uma germânica, é muito relevante que, no Parlamento, esteja alguém do Sul, tal qual no Conselho. Enfim, alguém que representa um pouco a visão central da Europa. Esta repartição de nacionalidades dá uma ideia de transversalidade que é relevante para quem quer aqui interpretar o sentimento de 28 povos", explicou.

Nuno Melo assumiu ainda que "esta parte do compromisso, no que tem a ver com o PPE, foi cumprida", mas sublinhou que é necessário esperar para verificar "se a segunda parte da legislatura os socialistas votam no Manfred Weber, de acordo com o entendimento que foi encontrado".

Já quanto às suas prioridades e objetivos como deputado europeu, Nuno Melo garantiu continuarem a ser as mesmas que tinha quando se candidatou.

"A minha prioridade, tal como disse, é o papel de Portugal na Europa e desde logo em relação ao mar. Uma das primeiras iniciativas que tenciono ter tem a ver com a limpeza do mar português, que é o maior da Europa, um dos maiores do mundo. A limpeza do mar português beneficia todo o planeta e neste momento não temos verbas para limpar o mar, nomeadamente, do plástico. E depois há questões que tem a ver com o Brexit, com as migrações, com a segurança das fronteiras externas, com tudo aquilo que são prementes prioridades", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório