Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PCP compromete-se com valorização do ensino politécnico

O secretário-geral do PCP comprometeu-se hoje a procurar consensos na próxima legislatura para a valorização do ensino politécnico, em particular o seu reforço financeiro e reconhecimento, garantindo que aquela área constará do programa eleitoral.

PCP compromete-se com valorização do ensino politécnico
Notícias ao Minuto

14:22 - 02/07/19 por Lusa

Política Eleições

Jerónimo de Sousa reuniu-se hoje, em Lisboa, na sede do PCP, com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, um encontro que definiu como "positivo na procura de soluções para a valorização dos politécnicos", cujo papel "é incontornável" no esforço para a coesão nacional.

"Foi possível encontrar aqui base de convergência com a disponibilidade do PCP, tendo em conta as eleições e a formação de uma nova assembleia, poderá ser determinante para se encontrar os consensos, particularmente partindo desta ideia: nós precisamos dos politécnicos para a valorização do ensino, para o desenvolvimento económico, para o desenvolvimento social, correspondendo com medidas", explicou.

Na perspetiva do líder comunista, "os politécnicos deviam ser considerados particularmente no plano do financiamento", uma vez que "existe um subfinanciamento claro tendo em conta este papel".

"Com diferenças que não são substanciais, uma grande disponibilidade para uma consideração de corresponder aos objetivos que trouxeram aqui ao Partido Comunista Português que vai ter consequências, designadamente em termos de programa eleitoral, sem subestimar a relação de forças que se estabelecerá na Assembleia da República visando ultrapassar estas dificuldades e estas carências", comprometeu-se.

"Podemos estar aqui a fazer declarações de boas intenções. Se não existir o devido reconhecimento e o devido financiamento, os politécnicos encontrarão dificuldades e não serão capazes de concretizar este objetivo patriótico designadamente da coesão nacional e da coesão territorial", concluiu.

Aos jornalistas, o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Pedro Dominguinhos, destacou a "uma convergência num conjunto muito significativo de temas".

"Notámos uma convergência das principais posições na dignificação do ensino superior politécnico, na dignificação do ensino superior, eu diria com particular relevância na questão do financiamento do ensino superior, na questão da ação social, que são cruciais para que nós tenhamos uma maior equidade no acesso ao ensino superior", destacou.

Pedro Dominguinhos espera que "na próxima legislatura possa existir uma concertação dos principais partidos" sobretudo ao nível da alteração da lei de bases do sistema educativo para consagrar a possibilidade dos doutoramentos nos politécnicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório