Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Marisa Matias espera que impasse no Conselho Europeu termine em breve

A eurodeputada bloquista Marisa Matias defendeu hoje que o impasse que ainda se regista no Conselho Europeu não pode prolongar-se "até ao infinito", considerando que mais importante do que discutir nomes é "começar a trabalhar politicamente".

Marisa Matias espera que impasse no Conselho Europeu termine em breve
Notícias ao Minuto

13:41 - 02/07/19 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

Falando em Estrasburgo, no dia de inauguração da nona legislatura do Parlamento Europeu, que ocorre no mesmo momento em que, em Bruxelas, os chefes de Estado e de Governo prosseguem as discussões para tentar ultrapassar o impasse sobre as nomeações para aos cargos de topo da União Europeia, Marisa Matias considerou que aquilo que se passa no Conselho "é sobretudo a tradução de um problema democrático de fundo que atravessa a UE".

"Estamos a discutir cargos, está a discutir-se alianças num momento de grande fragmentação, mas não se discute os problemas que temos pela frente e que não são poucos, com a questão do 'Brexit', a questão dos refugiados e das migrações, entre tantas outras que estão pendentes", apontou.

Para a deputada do Bloco de Esquerda, que nesta legislatura terá a companhia de José Gusmão, o segundo deputado eleito pelos bloquistas, "há um momento de decisão do Conselho que está a decorrer e que já deveria ter terminado, mas esse momento tem que existir, e depois o Parlamento deve pronunciar-se sobre aquilo que é a proposta do Conselho".

"Mas espero que não se estenda até ao infinito este prazo, porque na realidade há muitas coisas que precisamos que resolver e de começar a trabalhar politicamente, e não de continuar neste impasse", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório