Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

'Levanta-te do sofá'. Aliança arranca esta semana com roteiro pelo país

Partido fundado por Santana Lopes vai andar pelo país, com uma carrinha personalizada, a recolher contributos para finalizar o programa eleitoral com que vai a votos em outubro.

'Levanta-te do sofá'. Aliança arranca esta semana com roteiro pelo país
Notícias ao Minuto

23:47 - 30/06/19 por Melissa Lopes

Política Aliança

O Aliança vai andar pelo país a recolher contributos para o programa eleitoral que já está desenhado e cuja versão final será apresentada a 6 de setembro, um mês antes das eleições legislativas. Sob o lema 'Levanta-te do sofá', o partido encoraja à participação dos cidadãos com ideias e preocupações sobre os temas em cima da mesa. 

A jornada será feita ao longo de oito semanas em que serão debatidos oito grandes temas, a começar pelo ambiente e alterações climáticas (do dia 1 ao dia 5 de julho), estando previstas visitas para o dia 2 no distrito de Setúbal, nomeadamente à zona das dragagens no rio Sado. No dia 3, o partido rumará a Sul, visitando a área ardida pelos incêndios de Monchique, e durante a tarde, a Ria Formosa. 

Do dia 8 ao dia 12, o grande tema será a saúde ("combater um Estado doente"), seguindo-se o combate à pobreza, exclusão, desigualdades e habitação (para combater "um Estado (in)diferente"), roteiro marcado para a semana de 15 a 19 de julho. 

Coesão territorial e demografia estão na agenda do partido para a semana ente 22 de julho e 26 de julho. Segue-se o tema do crescimento económico (para combater um "Estado 'poucochinho"), de 29 a 2 de agosto. "Combater um Estado empanado" será a semana dedicada à mobilidade, transportes e infraestruturas, entre 19 e 23 de agosto.

Na semana seguinte, a Aliança debaterá o tema da educação e qualificação. E, finalmente, a encerrar os roteiros temáticos, o tema da justiça, transparência e combate à corrupção sob o lema de "combater um monstro chamado Estado". 

A iniciativa arranca amanhã no "terreno real", com o partido a percorrer o país numa carrinha personalizada, mas também no terreno digital, podendo os cidadãos que assim o entendam contribuir com ideias e propostas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório