Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

É "disparatada" condenação do Governo de Cavaco no "buzinão"

O presidente do PSD, Rui Rio, classificou hoje como "absolutamente disparatada" a aprovação de um voto de condenação pela atuação do executivo liderado por Cavaco Silva no denominado "buzinão" da ponte 25 de Abril, há 25 anos.

É "disparatada" condenação do Governo de Cavaco no "buzinão"
Notícias ao Minuto

19:09 - 28/06/19 por Lusa

Política Rui Rio

PSD e CDS-PP votaram hoje no parlamento contra o texto apresentado pelo PCP, tal como os deputados socialistas Ascenso Simões e Fernando Rocha Andrade, ao passo que todas as restantes bancadas, o deputado único do PAN, André Silva, e o deputado não inscrito, Paulo Trigo Pereira, votaram favoravelmente.

"Acho uma coisa absolutamente disparatada, qualquer dia aprovam uma resolução qualquer porque o dom Afonso Henriques andou à pancada com a mãe há nem sei quantos anos atrás. Nem sei comentar semelhante disparate", afirmou Rui Rio, quando questionado sobre o tema, à margem de uma conferência de imprensa sobre a rutura das negociações com o PS na Lei de Bases da Saúde.

Os protestos populares que ficaram conhecidos como "buzinão" foram em grande parte protagonizados por motoristas de camiões e aconteceram em 24 de junho de 1994, depois de anunciado o aumento em 50% do custo das portagens, tendo o executivo de então ordenado a intervenção e carga policial sobre a multidão.

"O resultado da violenta repressão dos manifestantes ordenada pelo Governo PSD foi avassalador, com o país em sobressalto, dezenas de detenções e feridos, entre os quais um jovem que viria a ficar paraplégico após ser atingido por uma bala", lê-se no documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório