É "disparatada" condenação do Governo de Cavaco no "buzinão"

O presidente do PSD, Rui Rio, classificou hoje como "absolutamente disparatada" a aprovação de um voto de condenação pela atuação do executivo liderado por Cavaco Silva no denominado "buzinão" da ponte 25 de Abril, há 25 anos.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
28/06/2019 19:09 ‧ 28/06/2019 por Lusa

Política

Rui Rio

PSD e CDS-PP votaram hoje no parlamento contra o texto apresentado pelo PCP, tal como os deputados socialistas Ascenso Simões e Fernando Rocha Andrade, ao passo que todas as restantes bancadas, o deputado único do PAN, André Silva, e o deputado não inscrito, Paulo Trigo Pereira, votaram favoravelmente.

"Acho uma coisa absolutamente disparatada, qualquer dia aprovam uma resolução qualquer porque o dom Afonso Henriques andou à pancada com a mãe há nem sei quantos anos atrás. Nem sei comentar semelhante disparate", afirmou Rui Rio, quando questionado sobre o tema, à margem de uma conferência de imprensa sobre a rutura das negociações com o PS na Lei de Bases da Saúde.

Os protestos populares que ficaram conhecidos como "buzinão" foram em grande parte protagonizados por motoristas de camiões e aconteceram em 24 de junho de 1994, depois de anunciado o aumento em 50% do custo das portagens, tendo o executivo de então ordenado a intervenção e carga policial sobre a multidão.

"O resultado da violenta repressão dos manifestantes ordenada pelo Governo PSD foi avassalador, com o país em sobressalto, dezenas de detenções e feridos, entre os quais um jovem que viria a ficar paraplégico após ser atingido por uma bala", lê-se no documento.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas