Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Vereadores socialistas criticam "ameaças" de Almeida Henriques

Os três vereadores socialistas da Câmara Municipal de Viseu, que representam a oposição ao executivo liderado por Almeida Henriques, criticaram hoje "as ameaças pessoalizadas e intimidatórias" do autarca, assim como a "linguagem imprópria" nas reuniões autárquicas.

Vereadores socialistas criticam "ameaças" de Almeida Henriques
Notícias ao Minuto

17:31 - 28/06/19 por Lusa

Política PS

"Os vereadores do Partido Socialista no município de Viseu lamentam profundamente as ameaças pessoalizadas do senhor presidente da câmara na passada reunião pública de câmara, confrontado com o argumentário e dados objetivos da oposição. Mais uma vez, o senhor presidente demonstra não saber lidar com o contraditório democrático", acusam.

Assinado pelos três vereadores, Lúcia Araújo Silva, Pedro Baila Antunes e José Pedro Gomes, o documento reforça que a "oposição do PS, em reuniões de câmara ou noutros contextos, tem vindo a exercer a sua atividade com a máxima elevação, seja na linguagem aplicada ou, fundamentalmente, no plano jurídico e ético, no exercício do "direito de crítica objetiva" e da "liberdade de expressão que lhe assistem".

"Não é compreensível a amplificação do incómodo e da crispação política do senhor presidente da câmara, com uma linguagem imprópria, pouco democrática e nada cordata nas relações interpessoais e institucionais, incluindo o uso de expressões como 'vão malhar com os ossos no tribunal', certamente à falta de argumento políticos consistentes", consideram.

Neste sentido, os vereadores socialistas dizem que, perante "a apresentação de algumas queixas do foro estritamente político a instituições públicas", "fica a dúvida se o senhor presidente vem agora responder com ameaças pessoalizadas e intimidatórias, através de eventuais ações jurídicas pessoais absolutamente inusitadas, desproporcionadas e despropositadas".

Na reunião pública de quinta-feira do executivo viseense, composto por seis sociais-democratas, incluindo o presidente, e três vereadores socialistas sem pelouro, o presidente ameaçou com tribunal cada vez que "façam insinuações sem provarem o que dizem".

"Cada vez que os senhores ponham em causa ou belisquem um cabelo de cada um da minha equipa, seja esta equipa direta, seja a minha equipa indireta, de imediato vão malhar com os ossos no tribunal que é para aprenderem que é preciso ter um comportamento cívico", ameaçou António Almeida Henriques.

A agência Lusa tentou contactar o presidente da Câmara de Viseu, mas Almeida Henriques recusou comentar o documento enviado para a comunicação social pela oposição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório