Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

PSD Santarém aprova candidatos a deputados

A distrital de Santarém do PSD aprovou hoje os nomes da lista de candidatos a deputados nas legislativas de 06 de outubro, ordenados, e não por ordem alfabética conforme orientação da nacional, com João Moura em primeiro lugar.

PSD Santarém aprova candidatos a deputados
Notícias ao Minuto

06:55 - 27/06/19 por Lusa

Política Eleições

O presidente da distrital social-democrata de Santarém, João Moura, disse à Lusa que a indicação do seu nome como cabeça de lista foi votada por uma "expressiva maioria" por corresponder à orientação saída da Assembleia Distrital do passado dia 15, de que deveria ser uma pessoa "com fortes ligações ao distrito" e tida como "uma mais valia para o resultado do PSD nas legislativas".

João Moura sublinhou que a escolha do cabeça de lista é uma competência de Rui Rio, presidente do partido, e declarou existir a expetativa do reconhecimento do seu "forte vínculo" ao distrito e de pertencer a uma concelhia (Ourém) de "maioria expressiva" social-democrata.

"Respeitaremos a posição do presidente do partido, mas esta é a vontade do distrito, na convicção de que obterá o melhor resultado", afirmou.

A lista apresenta em segundo lugar o advogado de Santarém Ramiro Matos e em terceiro a atual presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, seguindo-se Rui Rufino (indicado pela concelhia da Chamusca), Jorge Simões (Torres Novas), Sónia Ferreira (Benavente), João Oliveira (JSD e da concelhia do Cartaxo), Célia Bonet (eleita como vereadora independente em Tomar) e Isilda Aguincha (TSD e da concelhia do Entroncamento).

João Moura afirmou que o facto de não ter sido seguida a indicação de apresentação dos nomes por ordem alfabética não é problemática, reconhecendo que a proposta saída da reunião de quarta-feira à noite será ainda discutida com o secretário-geral do partido antes da ordenação final.

"É uma lista muito equilibrada, com representação de todo o distrito. Sabemos que não é fechada, que ainda vai ser alvo de negociação, mas apresenta uma linha, uma espinha dorsal, e satisfaz a vontade da distrital, não deixando o ónus da decisão no âmbito da negociação sobre mim", declarou, frisando que a lista apresentada pela Comissão Política Distrital teve uma "votação expressiva".

Segundo João Moura, todos os elementos da lista -- que inclui ainda os suplentes José Salvado (Vila Nova da Barquinha), Ana Cláudio (Torres Novas), Ricardo Oliveira (Benavente), Teresa Nogueira (Cartaxo) e Cláudia Ferreira (Vila Nova da Barquinha) -- assumiram o compromisso de, caso sejam eleitos, exercerem a função de deputado em exclusividade.

A Comissão Política Nacional (CPN) vai reunir-se com as várias Comissões Políticas Distritais entre 08 e 19 de julho para discutir as propostas de listas, de acordo com o calendário aprovado pela direção do PSD em maio.

A mesma deliberação refere que, em finais de julho, a Comissão Política Nacional e o Conselho Nacional aprovam as listas de candidatos.

Na mesma ocasião, a direção de Rui Rio aprovou os critérios para a elaboração das listas dos candidatos a deputados para a próxima legislatura, nas quais se inclui a "concordância com a orientação estratégica da Comissão Política Nacional e disponibilidade para cooperar de forma politicamente leal e solidária".

Na atual legislatura, o PSD conta com três deputados eleitos pelo distrito de Santarém: Teresa Leal Coelho, Nuno Serra e Duarte Marques.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório