Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

"Quatro anos volvidos podemos dizer que valeu a pena" a geringonça

No discurso de encerramento das Jornadas Parlamentares do Partido Socialista, António Costa recordou que esta foi uma "legislatura especial" ao contrário do que "alguns" pensavam que iria ser.

"Quatro anos volvidos podemos dizer que valeu a pena" a geringonça
Notícias ao Minuto

13:41 - 25/06/19 por Natacha Nunes Costa

Política António Costa

O primeiro-ministro António Costa, no discurso de encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, que se realizaram em S. Pedro do Sul, em Viseu, fez questão de recordar que, ao contrário do que "alguns achavam", a geringonça conseguiu completar os quatro anos de legislatura.

Para o secretário-geral do Partido Socialista, esta foi uma legislatura "especial que se iniciou por uma mudança fundamental na nossa vida democrática", com a aliança entre PS, PCP, Bloco de Esquerda e 'Verdes'.

"Tínhamos a ideia de que o exercício da função governativa ou a influência da capacidade de governar era um privilégio de três partidos, com exclusão dos demais. Aquilo que o nosso sistema político demonstrou foi que tem muito mais vitalidade do que aquilo que alguns achavam que tinha e que, ao contrário do que aconteceu, noutros países da Europa, demonstrou que é possível no quadro político tradicional, no respeito pelas políticas tradicionais, encontrarmos alternativas de Governo, alternativas de política, quando é essa a vontade soberana do povo", esclareceu.

O chefe do Governo recordou ainda que o país "desejava mudar" e que era notório que a coligação PSD-CDS "não assegurava essa mudança". Por essa razão, disse Costa, "construíram no quadro parlamentar uma solução política alternativa".

"Quatro anos volvidos", garantiu o primeiro-ministro, "podemos dizer que valeu a pena. Valeu a pena porque se demonstrou que era possível haver estabilidade, valeu a pena porque foi possível cumprir todos os nossos compromissos enquanto partido com os portugueses, os compromissos de Portugal com as instituições europeias e também os compromissos do PS com os seus parceiros parlamentares".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório