Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Portugal está condenado a crescer 'poucochinho'", avisa Vital Moreira

Vital Moreira avisa que com a estagnação da produtividade (conforme revela o estudo do Banco de Portugal) e sem melhoria dos fatores da produtividade, “Portugal está condenado a crescer ‘poucochinho’”.

"Portugal está condenado a crescer 'poucochinho'", avisa Vital Moreira
Notícias ao Minuto

11:30 - 21/06/19 por Melissa Lopes

Política Vital Moreira

Socorrendo-se de um estudo do Banco de Portugal que revela que, desde o início da crise de 2008 até 2017, apesar da retoma económica desde 2014, a produtividade manteve-se “praticamente estagnada”, Vital Moreira analisa que esse abrandamento, além de “limitar a competitividade do país (comprometendo a balança comercial externa)”, constitui também um “enorme constrangimento ao aumento de salários e à melhoria do nível de vida dos trabalhadores”.

E “sem melhoria substancial dos fatores da produtividade - qualificação dos trabalhadores, capital empresarial, eficiência da gestão, inovação -, Portugal está condenado a crescer ‘poucochinho’”, vaticina num artigo publicado no blogue Causa Nossa.

E acrescenta Vital Moreira que assim o país vai “continuar a perder posições no ranking dos países da União, em favor daqueles em que a produtividade sobe consistentemente”.

O constitucionalista nota ainda que, como era de esperar, o estudo do Banco de Portugal mostra também que a produtividade é relativamente maior nas empresas ligadas ao comércio externo, sobretudo as empresas exportadoras, "o que confirma um argumento clássico a favor do comércio internacional". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório