Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Deputada do PSD Emília Santos exclui-se das listas na próxima legislatura

A deputada do PSD Emília Santos anunciou hoje a decisão de não se recandidatar nas listas às legislativas para se dedicar em exclusivo ao concelho da Maia, onde exerce funções como vereadora na Câmara Municipal.

Deputada do PSD Emília Santos exclui-se das listas na próxima legislatura
Notícias ao Minuto

12:32 - 19/06/19 por Lusa

Política Eleições

Eleita em 2015 como número três da lista pelo Porto, Emília Santos completará duas legislaturas como deputada.

"Em outubro fecha-se um ciclo, mas não termina a minha intervenção cívica e política a favor do meu concelho e do meu distrito. Quero dedicar-me, em exclusivo, ao concelho da Maia e aos maiatos. Fruto desta minha opção, tornei pública a minha decisão de não voltar a ser candidata a Deputada à Assembleia da República", refere, numa nota enviada à Lusa.

Sem se referir à atual direção do partido, Emília Santos agradece a confiança que lhe foi depositada e a abordagem que diz ter sido feita pela Comissão Política Concelhia da Maia do PSD para apurar a sua disponibilidade para ser proposta para a lista de candidatos do distrito do Porto na próxima legislatura.

"Pelas razões que referi, a minha opção recaiu sobre a Maia", afirmou.

Emília Santos junta-se, assim, a vários parlamentares do PSD que, por razões distintas, têm vindo a anunciar a sua indisponibilidade para integrarem as listas de deputados, atualmente em fase de elaboração.

No sábado, o vice-presidente da bancada António Leitão Amaro tornou pública a decisão de não voltar ao parlamento na próxima legislatura, invocando razões pessoais e profissionais para uma opção que diz ter sido tomada há mais de um ano e que não está relacionada com a atual liderança ou direção do PSD.

Na terça-feira, foi a deputada Teresa Morais, antiga vice-presidente do partido, que anunciou que se retirava "da linha da frente" dos sociais-democratas e acusou o atual presidente do PSD, Rui Rio, de estar "a definhar" o partido.

Outra crítica assumida de Rui Rio, a antiga ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, também já disse não querer voltar a ser deputada.

O antigo presidente da distrital de Coimbra Maurício Marques, o ainda líder do PSD de Castelo Branco Manuel Frexes ou os deputados Sérgio Azevedo (Lisboa) e Ulisses Pereira (Aveiro) são outros dos que já se autoexcluíram das listas.

Já o ex-líder parlamentar Hugo Soares -- que admitiu em janeiro "sair pelo próprio pé" das listas em entrevista à TSF -ou o antigo vice-presidente Marco António Costa, que tem estado afastado da vida partidária, ainda mantêm o silêncio.

Na atual legislatura, deixaram o parlamento destacadas figuras do PSD como Luís Montenegro, José Pedro Aguiar-Branco e Luís Campos Ferreiras, todos eles pondo fim (ou pelo menos em pausa) longos percursos parlamentares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório