Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Dirigente do PEV Manuela Cunha encabeça lista da CDU por Portalegre

A CDU anunciou hoje que a dirigente do partido ecologista "Os Verdes" Manuela Cunha vai encabeçar a lista da coligação pelo distrito de Portalegre nas eleições legislativas de 6 de outubro.

Dirigente do PEV Manuela Cunha encabeça lista da CDU por Portalegre
Notícias ao Minuto

20:23 - 18/06/19 por Lusa

Política Eleições

.

A coligação anunciou igualmente como cabeças de lista Fátima Bento, por Bragança, André Santos, pela Guarda, e Manuel Cunha, por Vila Real.

Manuela Cunha, de 63 anos, membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva do PEV, animadora cultural de profissão, de quem o comunicado da CDU salienta o percurso de "ativista da luta em defesa da Linha e do Vale do Tua, pela reposição do transporte ferroviário na Linha do Leste e pela preservação da Fábrica Robinson, em Portalegre", foi também autarca em Almeirim.

Manuela Cunha é, assim, a aposta da CDU para encabeçar a lista por Portalegre, um distrito pelo qual a coligação não elegeu nenhum deputado na presente legislatura.

Na atual legislatura os dois deputados do PEV eleitos foram Heloísa Apolónia, eleita por Setúbal, e José Luís Ferreira, eleito pelo círculo de Lisboa.

A CDU anunciou também que será cabeça de lista por Bragança a arqueóloga Fátima Bento, de 35 anos, que é membro da direção da União de Sindicatos daquele distrito, bem como da Direção da Organização Regional do PCP.

Pela Guarda, a CDU candidata igualmente um arqueólogo, André Santos, de 42 anos, que esteve na direção da Associação para a Promoção da Arte e Cultura do Vale do Côa e Douro Superior, da qual foi sócio fundador, é membro da Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro e delegado sindical na Fundação Côa Parque, e da Direção da Organização Regional do PCP.

A lista da CDU por Vila Real será encabeçada por Manuel Cunha, um médico de 54 anos, diretor do Serviço de Hematologia do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, que é membro da Direção da Organização Regional de Vila Real do PCP.

A CDU tem vindo a divulgar os cabeças de lista às eleições legislativas de 6 de outubro próximo, candidatando Diana Ferreira como 'número um ' pelo Porto, Carla Cruz por Braga, Jorge Machado por Viana do Castelo, sendo que o líder parlamentar, João Oliveira, volta a liderar a lista por Évora, o deputado João Dias concorre por Beja, Manuel Pires da Rocha por Coimbra, Ana Leitão por Castelo Branco e Herlanda Amado será cabeça de lista pela Madeira.

Em Lisboa, a lista será liderada pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, enquanto a deputada Rita Rato será cabeça de lista pelo circulo eleitoral da Europa.

Miguel Viegas, que foi deputado ao Parlamento Europeu no mandato 2014/2019, irá concorrer pelo circulo eleitoral de Aveiro e, por Setúbal, a CDU irá apresentar Francisco Lopes, da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP.

Nas legislativas de outubro de 2015, a coligação PCP-PEV elegeu um total de 17 deputados (8,27% dos votos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório