Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Santana está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral "ao centro", anunciou hoje o presidente, Mendo Castro Henriques, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está "a examinar".

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Santana está "a examinar"
Notícias ao Minuto

13:51 - 17/06/19 por Lusa

Política Eleições

Mendo Henriques transmitiu à Lusa que "o Nós Cidadãos!, considerando que deve haver uma união de partidos emergentes" que se reunam "em nome de objetivos que permitam a melhoria da qualidade de vida dos Portugueses, demarcando-se da alternância de poder entre PS e PSD, aprovou o princípio de coligação eleitoral com o partido Aliança e outras forças".

Esta proposta foi aprovada no sábado "em reunião da Comissão Política Nacional" do partido, que decorreu em Espinho.

Em declarações à agência Lusa, Mendo Castro Henriques disse mesmo que o partido, por convite seu, "vai iniciar com o Aliança uma coligação", para a qual "já há o acordo das comissões políticas".

Além da Aliança, o Nós, Cidadãos! "vai estender esse convite a um conjunto de partidos emergentes".

"Trata-se de apresentar uma força ao centro, nem de esquerda, identificada com o Governo, nem da oposição de direita, identificada com o PSD e o CDS, e que corresponde à linha orientadora do Nós, Cidadãos!", afirmou Mendo Castro Henriques.

O partido pretende constituir uma plataforma para "promover a democracia e os direitos humanos", "reformar o Estado, aproximando-o dos cidadãos, mediante reformas politicas, económicas e sociais", "combater a morosidade da justiça e a corrupção instalada em detentores de cargos públicos e seus parceiros de corrupção na banca e nas empresas" e também "reformar o sistema eleitoral por forma a que o voto seja cada vez mais uma escolha de pessoas e não de partidos", ou seja, "círculos uninominais".

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Aliança indicou que houve uma "reunião na semana passada por iniciativa do presidente do Nós, Cidadãos!", e nesse encontro Mendo Henriques fez a proposta a Pedro Santana Lopes.

"Essa proposta foi colocada na reunião da Comissão Executiva [da Aliança] e está a ser examinada", acrescentou.

"Por agora não temos mais nada a dizer" sobre o assunto, rematou.

A Aliança candidata-se pela primeira vez a umas legislativas, depois da primeira prova nas europeias de 26 de maio, nas quais conseguiu 61.753 votos, de acordo com informação da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna.

Por seu turno, o Nós, Cidadãos! já se tinha candidatado às eleições legislativas de 2015, ano em que recolheu 21.439 votos.

Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu, o partido conseguiu 34.672 votos.

Já por várias vezes, o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes defendeu a formação de coligações pré-eleitorais à direita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório