Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Aumento dos salários e investimento nos transportes é proposta do PCP

O PCP apresentou hoje as linhas gerais do programa eleitoral para as eleições legislativas de 06 de outubro, que incluem um "aumento geral dos salários" e das pensões e um programa extraordinário de investimento nos transportes.

Aumento dos salários e investimento nos transportes é proposta do PCP
Notícias ao Minuto

13:04 - 12/06/19 por Lusa

Política Legislativas

A apresentação das linhas gerais do programa comunista decorreu em Lisboa, na sede do PCP, pela voz do secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa.

Já o documento final que será levado a sufrágio, será revelado em julho, adiantou o dirigente.

Na conferência de imprensa, o líder do Partido Comunista afirmou que a "emergência salarial" deve ser encarada como um "objetivo nuclear" e "exige o aumento geral dos salários para todos os trabalhadores, a valorização das profissões e das carreiras, com um aumento significativo do salário médio, o aumento do salário mínimo nacional para os 850 euros e a convergência progressiva com a média salarial da zona euro".

"Deste objetivo são indissociáveis a garantia de horários dignos e da sua redução, o combate à precariedade com emprego estável, melhores condições de trabalho e a revogação das normas gravosas de legislação laboral", acrescentou.

Na opinião dos comunistas, na próxima legislatura será também necessário "aumentar as reformas e pensões", tanto no setor público como no privado.

Jerónimo de Sousa destacou também que o PCP quer implementar "um programa extraordinário de investimento no setor dos transportes públicos", que "dê resposta imediata à superação da carência de oferta que corresponda às necessidades de uso de transporte público há muito em falta" e que "assegure um robusto aumento da oferta".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório