Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Papel do Presidente não é compensar a debilidade da oposição"

"O Presidente não devia acumular as funções de analista político com as tarefas presidenciais", atira Vital Moreira.

"Papel do Presidente não é compensar a debilidade da oposição"
Notícias ao Minuto

19:38 - 09/06/19 por Pedro Filipe Pina

Política Vital Moreira

O jurista Vital Moreira, que foi cabeça de lista do PS nas Europeias de 2009, juntou-se às vozes que criticaram na última semana as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, que alertou para uma potencial "crise da Direita" no contexto nacional.

Na altura, a reação de Marcelo surgiu após as Europeias e mereceu resposta de Rui Rio, que considerou que, ao invés de uma crise de direita, o que há na verdade é uma "crise de regime".

As declarações de Marcelo levaram Vital Moreira a reagir numa publicação no blogue Causa Nossa, que partilha com a agora ex-eurodeputada Ana Gomes.

"Desta vez, é praticamente consensual no comentariado público que Marcelo Rebelo de Sousa foi longe demais, ao prognosticar publicamente, há uma semana, uma crise da direita nos próximos anos e em invocar essa crise como razão para Belém assumir um papel reforçado de 'equilíbrio de poderes' no nosso do sistema político", escreveu Vital Moreira.

Vital Moreira defende que "o Presidente não devia acumular as funções de analista político com as tarefas presidenciais" e que o" papel do Presidente no nosso sistema constitucional não é compensar a debilidade da oposição".

Vital Moreira diz ainda que, "de resto, Marcelo Rebelo de Sousa não precisa de mais argumentos para se fazer reeleger tranquilamente...".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório