Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

PSD questiona Governo sobre o porto de mar de Vila Praia de Âncora

O PSD questionou a ministra do Mar sobre as condições do porto de mar de Vila Praia de Âncora, Caminha, que classifica de "degradantes", segundo hoje divulgado pela deputada do PSD eleita pelo Alto Minho, Liliana Silva.

PSD questiona Governo sobre o porto de mar de Vila Praia de Âncora
Notícias ao Minuto

10:51 - 05/06/19 por Lusa

Política PSD

Na pergunta por escrito que enviou a Ana Paula Vitorino, com "caráter de urgência" e acompanhada de fotografias, a deputada eleita pelo distrito de Viana do Castelo refere que o "estado de calamidade" do porto além de "envergonharem" representam um "perigo eminente" para a vida dos profissionais da pesca.

Na carta que enviou à ministra do Mar, Liliana Silva diz ter alertado para a "necessidade de intervenções urgentes que dignifiquem o trabalho dos homens do mar, dando-lhes a segurança necessária para a faina".

"O porto de mar tem inúmeros problemas que se têm agravado ao longo dos tempos. Além do grave problema de assoreamento constante, que impede os pescadores de saírem para a faina por motivos que lhes são alheios, verifica-se a queda de pedras de um dos pontões que está a colocar em causa a segurança do mesmo, uma escada, necessária para o desembarque, que não tem condições para circulação de pessoas, estando degradada e partida", especifica.

Para Liliana Silva, "estas situações de degradação deveriam ser imediatamente acauteladas por quem de direito, mas a realidade é que não têm existido intervenções de recuperação".

"A resolução destes problemas depende diretamente de concursos promovidos pelo próprio Governo, no sentido de serem criadas condições dignas e justas para a faina. No entanto, independentemente das condições de assoreamento, os armazéns dos pescadores são pagos à Docapesca independentemente de terem condições para trabalhar ou não.

Deveria ser pensada uma medida de exceção para que em alturas de assoreamento, fossem concedidos regimes especiais no pagamento do aluguer desses armazéns, nomeadamente descontos ou isenções", especificou a deputado do PSD.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório