Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Vereador do BE em Lisboa exige mais medidas para regular Alojamento Local

O vereador do BE na Câmara de Lisboa exigiu hoje ao presidente da autarquia mais medidas para regular o Alojamento Local (AL) na capital, apelando "ao bom senso" de Fernando Medina (PS).

Vereador do BE em Lisboa exige mais medidas para regular Alojamento Local
Notícias ao Minuto

17:36 - 30/05/19 por Lusa

Política Câmara

Segundo avançou a agência de 'rating' Moody's, num relatório sobre o mercado da habitação na Europa, divulgado na quarta-feira, Lisboa é a cidade com maior rácio de casas para alugar a turistas no Airbnb face às principais capitais europeias, com um valor superior a 30 habitações por mil habitantes nesta plataforma.

"Os números confirmam aquilo que o Bloco de Esquerda tem dito. Lisboa ultrapassou Barcelona, Paris, Amesterdão, sendo hoje a capital europeia com mais alojamento local por habitante", destaca o partido num comunicado enviado pelo gabinete do vereador Manuel Grilo, que tem um acordo de governação da cidade com o PS.

A vereação bloquista admite que "já foram tomadas algumas medidas", defendendo, no entanto, que é necessário "responder melhor à cidade".

O Bloco recorda que apresentou recentemente na Câmara de Lisboa uma proposta, considerando que se não fosse chumbada "evitaria o aumento dos registos de AL em número total" e "impediria registos nas zonas mais sobrecarregadas, permitindo somente registos nas zonas com números baixos de AL".

"Reiteramos assim o nosso apelo a Fernando Medina para que reveja a sua posição, para impedir o crescimento insustentável do AL na cidade. Reiteramos o apelo para que se imponha limites que garantam que os nossos bairros continuam a existir. Reiteramos o apelo ao bom senso, para garantir o direito à habitação para quem cá quer viver", reforça Manuel Grilo na mesma nota.

"O Bloco insiste também com a abertura do gabinete de fiscalização do AL", conclui o gabinete da vereação do BE na Câmara de Lisboa.

O relatório da Moody's deu conta de que a capital portuguesa está à frente de cidades como Paris e Amesterdão neste rácio.

A Moody's, que no geral considera que é mais difícil aos jovens adultos europeus comprar casa neste momento, dado o crescimento dos preços e salários que não evoluem ao mesmo ritmo, notou que a procura de "arrendamento para turistas em áreas urbanas está a impulsionar o mercado da habitação".

"Entre as principais cidades, Lisboa, Paris e Amesterdão têm as maiores quotas de casas colocadas no Airbnb", refere.

Ainda assim, os dados da Moody's mostram que a população na cidade está a descer, 7% desde 2011 (dados do Instituto Nacional de Estatística - INE), com a Área Metropolitana de Lisboa a subir ligeiramente, em contraciclo com as congéneres europeias.

Apesar das subidas nos preços, as casas em Lisboa são, em comparação com as congéneres europeias, mais baratas (quase 193 mil euros em média para uma habitação com 70 metros quadrados), mas o rendimento disponível dos habitantes também se encontra entre os menores.

"Desde 2012, a inflação rápida dos preços das casas em certas cidades grandes europeias tem vindo a ultrapassar o crescimento do rendimento disponível dos residentes, reduzindo a acessibilidade, sobretudo em Amesterdão, Paris e Londres. Em consequência, potenciais compradores de casas pela primeira vez ou estão a adiar ou a abandonar os seus planos para comprar propriedades numa grande cidade, gerando maior procura no arrendamento ou compras em localidades nos subúrbios", explica a agência.

A Moody's acredita ainda que a prosperidade económica e a procura de arrendamento estão a reduzir o risco de queda dos preços nas casas, em conjugação com o aluguer para turismo.

Para a agência, entre os principais beneficiários deste panorama estão as câmaras destas cidades, que recebem mais impostos e a um ritmo mais previsível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório