Meteorologia

  • 22 JULHO 2019
Tempo
28º
MIN 21º MÁX 33º

Edição

Operação STOP do Fisco? Parecia "uma cena de apanhados"

Para Manuela Ferreira Leite, a Autoridade Tributária está a tratar "os contribuintes com a maior das desonestidades".

Operação STOP do Fisco? Parecia "uma cena de apanhados"

Foi levada a cabo, esta terça-feira, uma 'operação STOP' para cobrar dívidas ao Fisco. Esta ação, no entendimento de Manuela Ferreira Leite, é uma "falta de respeito pelos contribuintes".

Defendeu a ex-ministra no seu habitual espaço de comentário da TVI24 que este é o "retrato fiel da administração fiscal", que parece estar impune a decisões dos tribunais, tratando "os contribuintes com a maior das desonestidades e criando verdadeiras histórias de terror”.

O conceito não foi de fácil perceção para a comentadora, que confessou que demorou "a assimilar e a primeira coisa" que pensou foi "que estava perante uma cena de apanhados". Esta 'operação STOP' revelou que a Autoridade Tributária está "sem rei nem roque" e a tornar-se num “inimigo do cidadão”.

Esta ação, porém, já não é nova, como revelou Ferreira Leite; já tem precedentes. Acredita a ex-ministra das Finanças que o Fisco está apenas interessado em coletar receitas e que tem emitido “coimas e multas completamente desproporcionadas aos delitos e disparadas quase de forma automática sem hipótese de defesa”.

Manuela Ferreira Leite destacou também o desconhecimento das operações da GNR, que levaram a que o Secretário de Estado defendesse que iria abrir um inquérito. "Se ninguém sabia de nada é de uma gravidade espantosa. Não saber de nada é muito pior do que saber".

A ação desencadeada pelo Fisco foi apenas, como considerou, um instrumento utilizado para que se alcançassem as metas de colecta estabelecidas pelo ministro das Finanças e que “está em risco de se tornar numa instituição de terror”. "Esta é uma questão de gravidade extrema, porque estamos completamente indefesos”, rematou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório