Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Europeias: PS falha o 10.º eurodeputado. CDU elege dois

Os resultados considerados finais foram divulgados ao início da tarde desta segunda-feira.

Europeias: PS falha o 10.º eurodeputado. CDU elege dois
Notícias ao Minuto

13:55 - 27/05/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Eleições Europeias

O Partido Socialista (PS) elegeu nove eurodeputados, falhando o 10.º elemento que havia sido avançado como possibilidade.

Em sentido oposto, a coligação CDU conseguiu eleger dois eurodeputados.

O Governo explica, numa nota publicada ao início da tarde, que "com os resultados de inscritos e votantes já disponíveis (177.356 inscritos e 1.447 votantes) dos consulados que têm suspenso o apuramento por estarem a aguardar, para apuramento, os votos de mesas com menos de 100 eleitores, é possível concluir pela certeza da distribuição dos mandatos a atribuir na plataforma às candidaturas" o número de eurodeputados que cada partido e coligação elegeu para o Parlamento Europeu.

Assim, as contas finais atribuem nove eurodeputados ao Partido Socialista e não 10, como tinha ficado em aberto.

O PSD conseguiu eleger seis mandatos, o Bloco de Esquerda dois, a CDU dois - quando se apontava que seria apenas um - e tanto o PAN como o CDS alcançaram um eurodeputado.

A contabilização final dos votos dos cidadãos portugueses sofreu um atraso devido à comunicação dos consulados. Por apurar estão ainda os resultados dos consulados de África do Sul (Joanesburgo), Austrália (Sidney), China (Macau), Hungria, Índia (Goa), Marrocos e Reino Unido (Londres).

Aliás, o Governo ressalva isso mesmo na nota, ao dizer que há ainda consulados que "têm suspenso o apuramento por estarem a aguardar" a contagem de votos das mesas "com menos de 100 eleitores".

Ainda assim, o número de boletins de votos que estão por contabilizar não irá interferir com o número de eurodeputados atribuído a cada partido e coligação.

Relativamente à participação dos portugueses no sufrágio europeu de ontem, a mesma ficou-se pelos 31,01%, sendo a sexta pior taxa da União Europeia (UE) e tendo ficado bastante abaixo da média comunitária, que foi de 50,82%, - a maior em 20 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório