Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Relatório preliminar de Tancos discutido na sexta-feira

O relatório preliminar do inquérito parlamentar ao furto de material militar de Tancos vai ser apresentado e discutido na próxima sexta-feira, na Assembleia da República, em Lisboa.

Relatório preliminar de Tancos discutido na sexta-feira
Notícias ao Minuto

12:55 - 27/05/19 por Lusa

Política Tancos

O relator é o deputado do PS Ricardo Bexiga, que vai apresentar o relatório numa reunião da comissão parlamentar de inquérito sobre as consequências e responsabilidades políticas do furto do material militar em Tancos, em junho de 2017, segundo a agenda do parlamento.

A comissão, proposta pelo CDS-PP, está em funções desde novembro de 2018, e o relatório é o último ato do inquérito.

O furto de material de guerra foi divulgado pelo Exército em 29 de junho de 2017. Quatro meses depois, a PJM revelou o aparecimento do material furtado, na região da Chamusca, a 20 quilómetros de Tancos, em colaboração de elementos do núcleo de investigação criminal da GNR de Loulé.

Entre o material furtado estavam granadas, incluindo antitanque, explosivos de plástico e uma grande quantidade de munições.

O caso ganhou importantes desenvolvimentos em 2018, tendo sido detidos, numa operação do Ministério Público e da Polícia Judiciária, sete militares da Polícia Judiciária Militar e da GNR, suspeitos de terem forjado a recuperação do material em conivência com o presumível autor do crime.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório