Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Europeias: Rio volta a defender consensos partidários para fazer reformas

O presidente do PSD, Rui Rio, voltou hoje a defender que os partidos "têm de ser capazes de dialogar por Portugal", e entenderem-se quanto a reformas como a do sistema político, segurança social, justiça ou descentralização.

Europeias: Rio volta a defender consensos partidários para fazer reformas
Notícias ao Minuto

23:51 - 26/05/19 por Lusa

Política PSD

"Esta taxa de abstenção -- não o resultado -- é a prova de que o caminho é este e é por este caminho que devemos ir", afirmou Rui Rio, em conferência de imprensa, quando se sabe que a abstenção ficará perto dos 70%.

O presidente do PSD defendeu que estes números o fazem reforçar uma convicção de "há muitos anos": "Os partidos têm, acima de tudo, de ser capazes de dialogar por Portugal, e fazer aquelas reformas decisivas para o futuro de Portugal e que nunca serão feitas sem consensos".

Quando os resultados provisórios apontam para uma diferença na ordem dos 11 pontos percentuais entre PSD e PS, Rio felicitou todos os partidos que concorreram a estas eleições, os 21 eurodeputados eleitos, e "em particular, na pessoa do dr. António Costa e do dr. Pedro Marques, o PS, que ganhou estas eleições".

"Temos de reformar o sistema político e nenhum o pode fazer sozinho, temos de reformar a sustentabilidade da Segurança Social, temos de fazer uma reforma profunda da justiça, na descentralização e nenhum partido o pode fazer sozinho", salientou.

O líder social-democrata apontou também a necessidade de inovar na forma de fazer campanha, mas não só.

"O que já há muito acho, e agora ainda mais, é que temos de arranjar novas formas de fazer campanha. A taxa de abstenção é uma derrota para todos os partidos sem exceção, uma derrota para a democracia para Portugal", afirmou.

"Temos de atuar diferente, não só nas campanhas eleitorais, temos de ser criativos nas campanhas eleitorais e no dia-a-dia", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório