Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Assunção Cristas faz apelo à participação em "dia maravilhoso para votar"

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, votou hoje, pouco depois das 09:00, na escola secundária de Miraflores, Algés, Oeiras, e fez um apelo às pessoas para usarem este "dia maravilhoso para votar" nas eleições europeias.

Assunção Cristas faz apelo à participação em "dia maravilhoso para votar"
Notícias ao Minuto

10:10 - 26/05/19 por Lusa

Política Eleições Europeias

Assunção Cristas foi a primeira líder partidária a votar nestas eleições para o Parlamento Europeu.

Aos jornalistas, depois de exercer o seu direito de voto, Assunção Cristas admitiu que as europeias são "difíceis", geralmente com elevada abstenção, mas que está um "dia maravilhoso para votar".

O dia "está bonito", pode-se votar, "ir para a praia" e "depois gozar o dia todo com tranquilidade", afirmou.

"Gostaria de apelar para que as pessoas viessem votar. Muitas das coisas que se passam no nosso país são decididas lá fora, em Bruxelas, é muito bom que a nossa voz seja forte e isso acontece quando todos nós vamos votar", disse.

Apesar de admitir que os portugueses podem olhar Estrasburgo como algo distante, a líder centrista afirmou ser "muito importante" que, "quando se discutem questões tão relevantes a nível mundial que a União Europeia (UE) seja forte, e a UE é forte se os vários países derem força ao Parlamento Europeu".

Assunção Cristas votou pelas 09:07, na secção n.º 8 da escola secundária de Miraflores, em Algés, Oeiras, distrito de Lisboa, só tinha uma pessoa à frente e demorou menos de cinco minutos a exercer o seu direito de voto.

Assunção Cristas disse que vai passar o resto do dia em família para, ao fim da tarde, ir para a sede nacional do seu partido, em Lisboa, acompanhar a noite eleitoral destas eleições europeias.

Cerca de 10,7 milhões de eleitores são hoje chamados a eleger os 21 deputados portugueses ao Parlamento Europeu, numas eleições a que concorrem 17 listas.

Votam para as eleições ao Parlamento Europeu cerca de 400 milhões de cidadãos dos 28 países da União Europeia, que elegem, no total, 751 deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório