Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Europeias: 69% dos portugueses não sabem o nome de um único eurodeputado

Apesar de a maioria não saber o nome de um único eurodeputado, os eleitores portugueses estão cientes da importância das decisões tomadas em Bruxelas.

Europeias: 69% dos portugueses não sabem o nome de um único eurodeputado
Notícias ao Minuto

08:25 - 24/05/19 por Melissa Lopes

Política Sondagem

Mais de metade dos portugueses (69%) não sabe o nome de um único eurodeputado, indica a sondagem da SIC e do Expresso, que revela ainda que, a dois dias das eleições, 34% dos portugueses ainda não sabem em quem votar este domingo.

A mesma sondagem indica que, apesar de a maior parte não conhecer os candidatos, os portugueses sabem para que servem estas eleições, sendo que mais de metade dos inquiridos acredita que o país beneficia de ser um dos 28 Estados-membros, rejeitando por isso a saída de Portugal da União Europeia.

No mesmo sentido, os inquiridos nesta sondagem disseram preferir o euro ao regresso do escudo.

A grande maioria dos portugueses, conclui a mesma sondangem feita pelo ISCTE /ICS, acredita que as decisões vindas de Bruxelas têm mais impacto do que as do Governo.

Contudo, o grau de insatisfação em relação à forma como funciona a democracia na Europa é grande, abrangendo mais de 50% dos inquiridos. 

Estes são os resultados de uma sondagem que vai ser divulgada esta sexta-feira, dois dias antes das eleições de domingo.

Saliente-se ainda que, de acordo com a mais recente sondagem, a da TSF/JN, o PS conta com 32,4% das intenções de voto, o PSD 24,8% e o Bloco de Esquerda será a terceira força política reunindo 12,95% das intenções de voto. Segue-se a CDU com 7,1%, o CDS com 6,7%, o PAN com 3,3% e o PDR 2,1%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório