Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Costa ao lado de Macron? "Conforme os adversários, assim as alianças"

Vital Moreira comenta a proposta de formação de uma ‘frente democrática e progressista’ em Bruxelas, "desde Tsipras a Macron", que António Costa tem defendido e da qual o ministro Pedro Nuno Santos se distanciou.

Costa ao lado de Macron? "Conforme os adversários, assim as alianças"
Notícias ao Minuto

08:02 - 24/05/19 por Melissa Lopes

Política Vital Moreira

A aproximação de António Costa a Emmanuel Macron deixou evidente um certo desalinhamento no PS, sendo o agora ministro Pedro Nuno Santos, o ‘pivot’ da Geringonça, o principal rosto disso mesmo.

Depois de o primeiro-ministro português ter sublinhado, em Paris e ao lado de Macron, a importância de se trabalhar em conjunto na Europa e de garantir que, a partir de segunda-feira, a capacidade de diálogo que permita uma “grande união entre democratas e progressistas” na Europa para combater a extema-direita, Pedro Nuno Santos fez sobressair a sua posição. 

"O que ganhou o movimento socialista euroeralismo, com uma indiferenciação face ao centro-direita?", questionou, num comício em Aveiro. 

Foi “sem surpresa” que Vital Moreira viu Pedro Nuno Santos “a manifestar mais uma vez a sua preferência por alianças do PS à esquerda, excluindo coligações com forças liberais, no que foi entendido como uma demarcação explícita em relação à proposta de formação de uma ‘frente democrática e progressista’ em Bruxelas, 'desde Tsipras a Macron', que António Costa tem defendido”.

Para o constitucionalista, “parece evidente que não é concebível qualquer aliança de esquerda no que respeita à UE - tão profundas e opostas são as posições do PS e as do BE e do PCP - e que o que está em causa no plano de Costa e doutros líderes do PSE é combater a nova ameaça nacionalista e, simultaneamente, contestar a hegemonia que o PPE tem exercido nas instituições europeias e nas opções políticas da União nas últimas legislaturas”. Daí que conclua: "Conforme os adversários, assim as alianças". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório