Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

O "azedume" aos políticos e um debate europeu que se resume a fundos

Situação preocupa Manuela Ferreira Leite, que realça que estas eleições Europeias têm características diferentes.

O "azedume" aos políticos e um debate europeu que se resume a fundos
Notícias ao Minuto

23:11 - 22/05/19 por Pedro Filipe Pina

Política Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite juntou a sua voz à de muitos outros comentadores que realçam que há muito pouca Europa na hora debater estas Europeias. O cenário, salientou esta noite de quarta-feira na antena da TVI24, é particularmente preocupante dado que o contexto destas Europeias é diferente das anteriores.

“É uma campanha em que pouco se discute a Europa e o que se discute mais são as questões nacionais”, salientou, acrescentando logo de seguida que “nessa discussão das questões nacionais fica o retrato daquilo que é a fantasia do PS”.

Nós sabemos que a questão europeia de um modo geral está muito marcada para a maioria das pessoas pelos fundos comunitários. Quanto é que a Europa nos dá. Se temos mais, se temos menos”, o que é “uma perspetiva materialista e pouco solidária” do debate europeu, afirmou ainda a ex-governante. 

Com isto, “as pessoas não se apercebem” que estas eleições contam com um contexto diferente. Ao contrário do que se verificou em votações anteriores, “em que não havia grandes perigos”, “desta vez isso não é assim”, afirmou em referência a extremismos e populismos.

“Vemos quantos e quais são os países que têm já forças políticas de outra natureza que podem alterar a composição do Parlamento Europeu”, o que terá implicações noutras áreas de decisão e de cargos em Bruxelas.

As pessoas acabam por não tomar muita atenção às questões europeias”, reforçou a antiga líder ‘laranja’, que fez ainda referência a um inquérito recente envolvendo jovens, “em que aquilo que disseram é arrepiante. Há desconhecimento e, pior do que isso, um azedume enorme relativamente aos políticos”.

Para Manuela Ferreira Leite, esta é "uma imagem muito negativa sobre o papel dos deputados no Parlamento Europeu, o que efetivamente nem corresponde à verdade porque se há local político onde se trabalha muito é no Parlamento Europeu”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório