Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Louçã junta-se a Marisa em "terras onde tem dominado PSD e CDS"

Na Feira da Espinho, por "terras onde tem dominado PSD e CDS", Marisa Matias colheu hoje o reconhecimento pela defesa que o BE tem feito de salários e pensões, recebendo promessas de votos, porque são precisas "mulheres no poder".

Louçã junta-se a Marisa em "terras onde tem dominado PSD e CDS"
Notícias ao Minuto

14:24 - 20/05/19 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

"Marisa, em frente", repetiu por diversas vezes uma vendedora no dia em que a caravana do Bloco de Esquerda chegou à Feira de Espinho, distrito de Aveiro, uma paragem obrigatória para os bloquistas nas diversas corridas eleitorais e que contou com a presença do antigo coordenador e fundador, Francisco Louçã.

Numa receção calorosa, a cabeça de lista do BE às eleições europeias distribuiu beijos, abraços e gargalhadas, recebeu elogios, promessas de votos e até um cacho de uvas.

A candidata recusou a bifana e o bolinho de bacalhau, com um pedido de desculpas, tendo-se cruzado com alguns feirantes e compradores desta importante feira manifestamente otimistas: "é para ganhar".

"É obviamente bom quando nós chegamos a terras como estas, onde tem dominado o PSD e o CDS que enganaram as pessoas com os salários e com as pensões, e as pessoas percebem isso, que nós somos quem as temos estado a defender, nos salários e nas pensões e reconhecem esse trabalho", disse aos jornalistas a meio da visita, a primeira a um mercado ou feira no período oficial de campanha.

Admitido que isso a faz "sentir bem" porque é a prova que o trabalho do BE "está a chegar às pessoas", Marisa Matias defendeu que "é preciso estar em todos os sítios e ouvir as pessoas".

E ouviu. Ouviu "a honestidade da vida" das pessoas, com muitos lamentos para quem a pensão não chega ou cujos salários "foram cortados" ou da "forma como se sentiram enganadas".

Marisa Matias esteve sempre lado a lado com Francisco Louçã, reconhecido por todos - "está sempre na mesma este, cada vez mais novo", ouviu-se -, mas, às vezes, já ultrapassado pela eurodeputada.

"Gosto muito de o ouvir falar, mas gosto mais da Marisa, que ela é mais nova, é mais moderna, está mais atualizada e é o que nós precisamos, é as mulheres no Governo. Em frente menina, em frente", atirou, uma compradora, perante o riso de ambos os visados.

Louçã parece concordar e, aos jornalistas, defendeu que "o BE tem crescido, tem crescido pelo seu mérito, tem crescido pelas suas escolhas, tem crescido pelas suas candidatas e pelos seus candidatos", o que vê como "uma prova de grande maturidade".

"A Marisa já foi eurodeputada - na minha opinião modesta e certamente interessada - a melhor eurodeputada portuguesa, mas o que ela traz a esta campanha é algo de novo. É dizer que onde o PSD e o CDS enganaram as pessoas e onde ainda pretendem dizer-lhes que essa lógica de austeridade, da perseguição, daquelas caras, do período da 'troika' voltam ao de cima, pois aí mesmo, é também onde o Bloco de Esquerda tem de mostrar a sua força", enalteceu o antigo líder bloquista.

Para a "número um" da lista do BE ao Parlamento Europeu, "Francisco Louçã é sempre uma boa presença e uma boa companhia".

"Acho que esta campanha tem estado em crescendo. Acho que isso se nota, no apoio nas ruas e nós estamos aqui juntos, lado a lado, para isso mesmo", disse.

Questionada sobre os prognósticos para as eleições de domingo, Marisa Matias não saiu do guião: "nós queremos reforçar a nossa representação, já o disse várias vezes, mas os votos não são nossos".

"Da nossa parte fazemos tudo o que está ao nosso alcance. Se as pessoas reconhecem o nosso trabalho, espero que possam também demonstrá-lo de forma mais evidente no dia 26 e que a nossa representação saia reforçada", disse.

A visita à Feira de Espinho foi a única presença da cabeça de lista do BE hoje na campanha, que ruma agora até Lisboa para participar no debate de hoje à noite na RTP, sendo "substituída" pela líder bloquista, Catarina Martins, nas restantes ações do dia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório