Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PAN quer mais apoios comunitários para agricultura tradicional

O cabeça de lista do PAN às europeias visitou hoje o mercado de agricultura tradicional de Alvor, em Portimão, para apresentar as medidas de política europeia que defendam e apoiem os pequenos produtores de agricultura familiar.

PAN quer mais apoios comunitários para agricultura tradicional
Notícias ao Minuto

12:59 - 19/05/19 por Lusa

Política Europeias

"Os agricultores estão muito desiludidos com os partidos tradicionais, que durante várias décadas dizem defender esta agricultura familiar, mas que não o fazem. Daí querermos debatermo-nos na Europa por medidas mais concretas de apoio a estes pequenos agricultores", disse aos jornalistas Francisco Guerreiro, candidato do PAN - partido Pessoas-Animais-Natureza.

O cabeça de lista do PAN às eleições europeias e André Silva, porta-voz do partido e deputado, percorreram as cerca de duas dezenas de postos de venda de produtos agrícolas biológicos instaladas na zona ribeirinha de Alvor, onde distribuíram documentos e apresentaram algumas das medidas europeias defendidas pelo partido.

O candidato explicou que o objetivo da visita ao mercado que se realiza todos os domingos na zona ribeirinha de Alvor, "tem ver a com a sua importância a nível de agricultura familiar e mostrar que o partido tem propostas concretas para apresentar à Europa".

"Queremos garantir que estes pequenos produtores, que beneficiam toda uma economia local, conseguem ter apoios comunitários para conseguir ter resiliência na sua atividade diária", sublinhou.

Segundo o candidato, a escolha de Alvor, no concelho de Portimão, no distrito de Faro, para a ação de campanha, pesou também por ser uma vila piscatória, "atividade económica que tem problemas que necessitam de resolução, nomeadamente ao nível da sobrepesca".

Francisco Guerreiro considera que "existe a incapacidade dos Estamos membros em chegarem a um acordo para terminarem com o problema da sobrepesca no espaço europeu", para o qual defende uma "resposta mais clara e concisa dos riscos do aumento de sobrepesca".

"Temos de ser audazes e perspicazes e falar diretamente com a comunidade piscatória e alertar para os perigos de ficarmos sem 'stocks' piscícolas. É importante que eles percebam que fazem parte da solução", destacou o candidato do PAN, defendendo mais apoio para os pescadores para que estes "consigam realmente viver no dia a dia sem ter de pescar".

O candidato aproveitou também a deslocação à vila de Alvor para falar de política ambiental, "mais concretamente de uma medida apresentada pelo partido, que é a possibilidade de recolha de resíduos plásticos do mar pelos pescadores".

"Queremos que haja apoio à comunidade piscatória para retirar artes de pesca e resíduos plásticos do mar e que os consigam encaminhar para um sistema de resíduos. Temos que trazer os pescadores para esta temática da poluição marítima e fazer com estes resíduos consigam vir para terra e incorporem na economia circular, porque há uma poluição muito generalizada nos oceanos", concluiu.

Por seu turno, André Silva, o deputado do PAN que acompanhou o cabeça de lista do partido às europeias, disse que as expectativas quanto a um resultado eleitoral "são boas, devido ao maior conhecimento do partido e ao reconhecimento do trabalho que tem sido feito".

"Temos sentido ao longo dos últimos dias, um maior reconhecimento do trabalho e também o facto de serem cada vez mais as pessoas que pensam como nós e que aderem às ideias que temos para passar, nomeadamente de um partido com sensibilidade ambiental na Europa ", destacou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório