Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Comício da Iniciativa Liberal juntou "mais de 200 pessoas" em Lisboa

Grelhadores e mesas de piquenique, com as tradicionais 'minis', foram hoje o cenário de um comício da Iniciativa Liberal, em Lisboa, onde se juntaram "mais de 200 pessoas", mesmo sem "os autocarros da junta" para os transportar.

Comício da Iniciativa Liberal juntou "mais de 200 pessoas" em Lisboa
Notícias ao Minuto

17:42 - 18/05/19 por Lusa

Política Europeias

O convite prometia um piquenique seguido de um comício e os grelhadores, as mesas e as 'minis' que o partido providenciou assim o garantiram.

O local escolhido foi o jardim do Campo Grande, em Lisboa, junto ao lago, onde a Iniciativa Liberal montou também duas tendas azuis com o símbolo do partido, jogos para entreter os mais novos, um sistema de som e um palco, onde pouco depois das 15:00 discursaram o presidente do partido, Carlos Guimarães Pinto, e o cabeça de lista às eleições europeias, Ricardo Arroja.

A esta festa, nem o Zé Povinho e Bordalo Pinheiro quiseram faltar. As duas figuras (com os respetivos figurantes dentro) estavam na zona a promover o Dia Internacional dos Museus junto de quem ali passeava e também subiram ao palco, onde se lia: "Política de futuro sem os políticos do passado".

Antes do cabeça de lista tomar a palavra, o microfone foi de Carlos Guimarães Pinto, o presidente do partido, que comparou o evento de campanha a "um concerto dos U2", em que "uma banda local abre para a grande estrela".

Vestido a rigor, de polo azul com o símbolo do partido, Carlos Guimarães Pinto agradeceu àqueles que "vieram do Porto, Braga, Aveiro, Évora, Algarve", mas por meios próprios, uma vez que a Iniciativa Liberal não conta com "os autocarros da junta ou da câmara para trazer as pessoas" que aparecem "na esperança de um jantar à borla", como, segundo o líder da Iniciativa Liberal, acontece nos partidos já representados no Parlamento Europeu (PE).

Apesar de este ser "um partido pequeno, sem 'pop stars' mediáticas", vai tentar provar o que vale, assegurou.

"O que temos feito até aqui tem sido extraordinário", corroborou o cabeça de lista ao PE, notando que, "por esta moldura humana, já valeu a pena".

Depois desta introdução, Ricardo Arroja começou a elencar o que defende o partido.

"Falta concorrência, transparência, falta devolver o poder a quem o legitima, que são vocês", salientou, apontando que o objetivo da Iniciativa Liberal é fazer ver às pessoas "que fazem a diferença" e que, "se derem um passo e reivindicarem", terão "a verdadeira liberdade de escolha e opção".

Para Ricardo Arroja, "o que está a falhar é o Estado", uma vez que, na área económica, "não foi Bruxelas que disse para patrocinar empresários de papel".

Ricardo Arroja criticou também o Governo por permitir que o dinheiro dos fundos comunitários "seja espatifado e se perca na máquina".

"Temos de ir buscar à Europa boas prática, bons exemplos", referiu.

Dando o exemplo da justiça, Arroja salientou que esta é uma área onde Portugal "pode ir buscar orientação à Europa".

Para a Iniciativa Liberal, a Europa deve ser "um espaço em que cada um possa ter uma voz ativa e participação", acrescentou, criticando os atuais eurodeputados por não cumprirem bem a sua função.

"Os eurodeputados têm obrigação de avaliar as leis e trazê-las para Portugal", defendeu, indicando que isso atualmente não acontece porque "são poucos" os eleitos que "se dão ao trabalho de visitar Portugal e mostrar o que se passa" a nível europeu.

Os cidadãos têm de saber "o que está a ser discutido na Europa", reforçou, notando que isso aproxima as pessoas à política e que "a política pode ser um farol de humanismo, que agrega".

Por isto, Ricardo Arroja pediu aos portugueses que deem "o benefício da dúvida" à Iniciativa Liberal no próximo dia 26, quando se disputam as eleições europeias, mas salientou que o partido está "para ficar e para vencer".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório