Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nuno Melo reage com cautela a sondagem que dá 8% ao CDS

O cabeça de lista do CDS às europeias, Nuno Melo, reagiu sexta-feira com cautela à sondagem que dá 8% ao partido, afirmando que o que conta é "quando se abrem as urnas de voto" no dia das eleições.

Nuno Melo reage com cautela a sondagem que dá 8% ao CDS
Notícias ao Minuto

06:34 - 18/05/19 por Lusa

Política CDS

"A nossa sondagem é a sondagem que se conta quando se abrem as urnas de voto e se mede pelos votos, a par de barómetros que são as ruas [em que] percebemos como as pessoas nos recebem, como é que o CDS está a entrar bem na sociedade", afirmou Melo aos jornalistas, ao comentar a sondagem da SIC/Expresso.

De resto, o eurodeputado e candidato foi cauteloso com este estudo de opinião, ressalvando que outras sondagens dão resultados muito diferenciados.

"Nós, no CDS nem nos animamos excessivamente com as sondagens nem nos deprimimos se os resultados são maus", disse ainda.

Comparando com as europeias de 2009, quando foi cabeça de lista dos centristas, afirmou sentir "hoje o CDS melhor" do que há 10 anos, quando o partido elegeu dois deputados.

Em 2014, o CDS concorreu em aliança com o PSD e apenas foi eleito Nuno Melo.

Uma sondagem SIC/Expresso divulgada na sexta-feira coloca os socialistas à frente dos sociais-democratas nas eleições europeias de 26 de maio.

De acordo com os dados da sondagem, oito pontos separam PS de PSD. Assim, a sondagem realizada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) e pelo ISCTE para o Expresso e para a SIC dá 36% para o PS e 28% para o PSD.

O BE, a CDU e o CDS-PP estarão quase empatados. Os bloquistas com 9%, comunistas e centristas com 8%.

Em termos de distribuição destes resultados por lugares no Parlamento Europeu, a sondagem mostra que o PS poderia chegar aos oito ou nove lugares (disputando mais um do que tem hoje), o PSD entre seis e sete (também disputando mais um do que conseguiu em 2014), o BE conseguiria dois lugares (mais um também), enquanto o CDS-PP estaria entre o lugar que hoje tem e os dois (que representariam um regresso ao mandato anterior).

A CDU pode ficar com um ou dois eurodeputados apenas, face aos três que tem neste momento.

A sondagem foi realizada entre os dias 22 de abril e 3 de maio e os dias 7 e 12 de maio. No total foram contactadas 5.216 pessoas, tendo respondido 1.605.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório