Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

CDU propõe observatório europeu para "catástrofe" da seca em Portugal

O cabeça de lista da CDU destacou hoje a ideia da criação de um observatório europeu destinado às alterações climáticas, especificamente o fenómeno da seca, a ser instalado numa região do Interior de Portugal.

CDU propõe observatório europeu para "catástrofe" da seca em Portugal
Notícias ao Minuto

15:12 - 17/05/19 por Lusa

Política João Ferreira

Discursando num almoço-comício em Cuba, Beja, João Ferreira classificou a seca como uma "catástrofe" natural.

"Estamos aqui numa região que sabe o que são os efeitos da seca. Falamos muito em catástrofes naturais, algumas surgem de repente, como incêndios ou sismos, mas a seca é uma catástrofe silenciosa, de evolução lenta, mas que tem tantos ou mais prejuízos do que outras", disse.

Segundo o eurodeputado comunista, "é necessário adaptar também [...] os modelos de produção a esta nova realidade" e, para isso, são necessários "meios científicos e técnicos"

"Defendemos a criação de um observatório europeu da seca que possa ter sede em Portugal, que possa reunir conhecimento científico e técnico e meios humanos para investigar nestas área", afirmou.

Além disso, acrescentou: "também como nos devemos adaptar melhor a uma realidade em mudança e que nos vai confrontar no futuro com situações de seca mais frequentes e prolongadas".

João Ferreira referiu ainda que a "proposta de instalação, numa região do Interior do país, de um observatório desta natureza" poderá também "dar um grande contributo para o desenvolvimento da região em que se venha a implantar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório