Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Não sabe em quem votar nas Europeias? Esta plataforma pode dar uma ajuda

Em vez de olhar para cores políticas, decida o que pensa sobre diferentes matérias. E logo verá o resultado.

Não sabe em quem votar nas Europeias? Esta plataforma pode dar uma ajuda
Notícias ao Minuto

09:10 - 17/05/19 por Pedro Filipe Pina

Política Eleições

Não, não são todos iguais. 

A diversidade é uma das características da democracia. Mas às vezes o número grande de escolhas gera algumas dúvidas sobre o que fazer na hora de ir às urnas.

A este propósito, há uma plataforma que lhe pode dar uma ajuda.

A página EUandI ('a União Europeia e Eu') conta com um curioso sistema que poderá ser útil para perceber que partidos têm propostas mais próximas das suas ideias.

O teste é simples e rápido.

Primeiro vai encontrar frases sobre as mais diversas matérias (por exemplo: 'A moeda única europeia (o Euro) é uma coisa má' ou 'A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma coisa boa'), em que poderá responder o quanto concorda ou discorda da frase. 

Depois de uma série de 22 respostas, pode ainda escolher que assuntos são mais importantes para si. Por exemplo, concorda com o direito ao casamento homossexual mas essa matéria é menos relevante que a moeda única? Será também fácil preencher a tabela de 'mais' e 'menos'. 

De seguida, é esperar pelos resultados, que lhe vão dar um ranking em percentagens, onde logo verá quais são os partidos que estão mais perto das suas ideias e quais os que estão mais longe.

As eleições europeias em Portugal decorrem no próximo dia 26 de maio.

Pode experimentar o teste clicando aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório