Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Rui Moreira recebeu Pedro Marques mas saiu antes de o socialista falar

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recebeu hoje o cabeça de lista europeu do PS, Pedro Marques, durante 20 minutos, prestou breves declarações e saiu logo que o ex-ministro socialista começou a falar.

Rui Moreira recebeu Pedro Marques mas saiu antes de o socialista falar
Notícias ao Minuto

13:01 - 16/05/19 por Lusa

Política Europeias

Esta reunião com o autarca independente da segunda cidade do país foi hoje o primeiro ponto do programa de campanha de Pedro Marques - encontro que salientou ter sido de "caráter institucional" e em que esteve acompanhado pelo líder da concelhia portuense do seu partido, Renato Sampaio, e pelo nono da sua lista, Manuel Pizarro, também vereador da oposição na Câmara do Porto.

No final da breve reunião, Rui Moreira destacou que teve uma conversa com a delegação socialista sobre vários temas, entre os quais os da habitação e dos transportes públicos "como prioridade para as cidades, para a descarbonização e para o conforto dos cidadãos".

Deixou também uma nota dirigida ao vereador da sua oposição, caso seja eleito para o Parlamento Europeu: "Desejei boa sorte aos candidatos e também assegurei ao dr. Manuel Pizzaro, que, caso ele venha a ser eleito para o Parlamento Europeu, as reuniões de Câmara passarão a ser às segundas-feiras" para que, como meu adversário, possa continuar a exercer" estas funções autárquicas.

"Naturalmente, faz-nos falta uma oposição consciente e construtiva", declarou Rui Moreira ainda sobre Manuel Pizarro.

Rui Moreira frisou depois que falará com todos os candidatos ao Parlamento Europeu que desejarem ser recebidos na autarca portuense, adiantou que o Aliança de Pedro Santana Lopes já lá esteve e, no caso específico de Pedro Marques, enquanto ministro das Infraestruturas, salientou que trocou muitas vezes opiniões sobre muitos assuntos e com ele foram resolvidas muitas matérias em conjunto".

"Com Manuel Pizarro, além da nossa amizade pessoal, tenho com ele uma relação muito intensa", disse, saindo logo a seguir da porta principal dos Paços do Concelho, não esperando por ouvir as declarações que se seguiram de Pedro Marques, apesar de o "número um" do PS ter começado por salientar "o caráter institucional" do encontro e ter agradecido a reunião.

"Foi um encontro institucional, de respeito pela instituição Câmara Municipal do Porto e pelo seu presidente, partilhámos pontos de vista muito críticos do ponto de vista da política europeia para as cidades, em particular o futuro da habitação e a mobilidade urbana com medida [do Governo] de redução do custo dos passes sociais", sintetizou o cabeça de lista europeu do PS.

Confrontado com a ideia de o PS da aérea metropolitana de Lisboa manifestar reverência face ao autarca independente Rui Moreira, Pedro Marques classificou esse tipo de apreciação como "absolutamente extraordinária", alegando estar na Câmara do Porto como candidato ao Parlamento Europeu e não como socialista da região de Lisboa.

Pedro Marques sustentou, igualmente, que "ouvir e discutir institucionalmente o futuro das cidades, em particular a do Porto, como o seu presidente da Câmara, é para o PS importante e relevante".

"Pareceu-me muito ajustado [esta reunião] fazer parte do meu percurso de campanha, porque o desenvolvimento das grandes urbes é também o desenvolvimento da nossa Europa. Foi uma boa reunião que relevo muito positivamente", defendeu.

No período de perguntas dos jornalistas, Pedro Marques foi confrontado com uma questão algo inesperada proveniente de uma repórter do Porto Canal, que o questionou sobre a sua posição em relação ao alegado "hacker" Rui Pinto, que é suspeito de ter roubado emails ao Benfica.

"Esse não é um tema de eleições europeias. Não faço nenhum comentário sobre essa matéria", reagiu o ex-ministro socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório