Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Costa reforça presenças entre sexta-feira e domingo na campanha do PS

O secretário-geral do PS vai reforçar as suas presenças na campanha eleitoral, entre sexta-feira e domingo, ao lado do cabeça de lista europeu dos socialistas, Pedro Marques, disse hoje à agência Lusa fonte deste partido.

Costa reforça presenças entre sexta-feira e domingo na campanha do PS
Notícias ao Minuto

11:26 - 16/05/19 por Lusa

Política Europeias

Na sexta-feira, além de discursar à noite no comício da Covilhã, distrito de Castelo Branco, António Costa vai estar presente numa arruada na baixa de Coimbra, que está prevista para as 17h00.

No sábado, o líder dos socialistas estará com Pedro Marques primeiro num almoço comício em Viana do Castelo e, depois, também, no comício de Guimarães.

Já em relação ao dia de domingo, tal como estava agendado, o secretário-geral do PS acompanha o seu cabeça de lista europeu nas iniciativas marcadas para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

No que respeita à última semana se campanha, após regressar de Viena, Áustria, onde participará numa conferência da Confederação Europeia dos Sindicatos (CES), na qualidade de primeiro-ministro, António Costa, segundo fonte do PS, voltará a ter presença frequente nas iniciativas de campanha dos socialistas, designadamente no Porto e em Lisboa.

Na terça-feira, em Faro, e na quarta-feira, em Almeirim, António Costa encerrou os comícios do seu partido.

Como afirmou à agência Lusa um dirigente do PS, neste esforço de mobilizar o eleitorado da área dos socialistas, na última semana de campanha, este partido vai ter no terreno figuras como o anterior cabeça de lista nas europeias de 2014, Francisco Assis, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o ministro das Finanças, Mário Centeno.

O cabeça de lista europeu do PS, Pedro Marques, vai ter ao lado o seu lado Francisco Assis e Ferro Rodrigues, respetivamente no Porto e em Lisboa.

Como a agência Lusa noticiou na quarta-feira, Francisco Assis estará presente no próximo dia 23, penúltimo dia de campanha, na descida da rua de Santa Catarina e, depois, no jantar comício de Matosinhos.

Na Convenção Europeia do PS, realizada em Gaia, em fevereiro passado, Francisco Assis, que desde o final de 2015 tem manifestado divergências estratégicas e ideológicas face ao posicionamento mais à esquerda da atual direção dos socialistas, fez então um discurso em que manifestou disponibilidade para participar na campanha, apesar de não ter sido reconduzido na lista de candidatos ao Parlamento Europeu.

Neste momento, Francisco Assis tem-se manifestado apreensivo face à possibilidade de as eleições europeias em Portugal e em outros Estados-membros serem marcadas por uma elevada abstenção, penalizando as forças que classifica como estruturantes no projeto europeu.

Já o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que tem uma relação política próxima com Pedro Marques, estará presente no último dia da campanha, em Lisboa, no tradicional almoço da Trindade.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, é outro dos "nomes fortes" do Governo e do PS que vão surgir na reta final da campanha europeia.

Neste período final de campanha, além de Mário Centeno e de Ferro Rodrigues, é também dada como certa a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Hoje, será a vez do ministro do Trabalho, Vieira da Silva, discursar numa conferência em Guimarães dedicada ao tema do pilar europeu dos direitos sociais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório