Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

ILGA assinala dia contra homofobia com debate entre candidatos

A ILGA (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo) Portugal vai assinalar o dia contra a homofobia com um debate entre os candidatos nacionais às eleições europeias para perceber quais as suas posições em matéria de direitos humanos.

ILGA assinala dia contra homofobia com debate entre candidatos
Notícias ao Minuto

07:10 - 16/05/19 por Lusa

Política Europeias

A 17 de maio comemora-se o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, data que vai ser assinalada pela ILGA com um debate sobre o tema "Uma Europa para tod@s: inclusão e Direitos Humanos" e para o qual convidou quase todos os partidos nacionais que concorrem às eleições europeias.

Em declarações à agência Lusa, Marta Ramos, da direção da ILGA, adiantou que a associação só não tem confirmação da parte do PSD e do CDS.

Pelo Partido Socialista estará João Albuquerque, pelo PCP/CDU Alma Rivera, Francisco Guerreiro pelo partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Rui Tavares pelo Livre, Matheus Costa pelo partido Iniciativa Liberal, Bárbara Xavier pelo Bloco de Esquerda e Daniela Antão em representação do partido Aliança.

Questionada sobre a ausência da coligação Basta!, Marta Ramos esclareceu que não foram convidados, tal como o Partido Nacional Renovador (PNR).

"Não vamos dialogar com quem não é possível dialogar [sobre] estas questões", justificou.

Em relação ao debate, Marta Ramos adiantou que a associação tem sempre essa iniciativa por ocasião de quaisquer eleições, mas admitiu que estas eleições europeias ganham particular importância tendo em conta "a regressão de direitos" a que se assiste na Europa.

"Em particular a perseguição à comunidade LGBT, que está a acontecer em alguns países da União Europeia e, portanto, para nós é importante perceber quem são os candidatos e candidatas nacionais que poderão ter ou programas eleitorais que incluam estas questões em particular ou que têm alguma sensibilidade para tratar estas questões sendo eleitos para o Parlamento Europeu", apontou.

Na opinião da responsável, Portugal não pode ter um contexto nacional muito positivo e recetivo às questões da comunidade LGBTI e "depois não fazer nada em fóruns internacionais como é a União Europeia".

Nesse sentido, frisou que o objetivo do debate é não só perceber os interesses destes partidos e candidaturas em matéria de direitos LGBTI, mas também qual o papel que poderão ter a nível europeu.

"O objetivo do debate é informar o eleitorado para um voto consciente também nestas questões LGBTI", apontou.

O debate está marcado para as 18h30, na Fundação José Saramago -- Casa dos Bicos, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório