Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Marisa Matias recusa lições de Durão Barroso sobre combate ao populismo

A primeira candidata do BE às eleições europeias, Marisa Matias, recusou-se na quarta-feira a aceitar lições de Durão Barroso sobre como combater o populismo uma vez que este fenómeno se alimenta de políticas como as do antigo presidente da Comissão Europeia.

Marisa Matias recusa lições de Durão Barroso sobre combate ao populismo
Notícias ao Minuto

07:05 - 16/05/19 por Lusa

Política Europeias

Marisa Matias, no jantar-comício da campanha às europeias do BE, em Leiria, começou o seu discurso por lamentar o acidente rodoviário que envolveu quarta-feira Pedro Santana Lopes e Paulo Sande, do Aliança, deixando os votos de "rápida recuperação" ao líder e cabeça de lista daquele partido.

A cabeça de lista do BE explicou que o dia foi dedicado à memória quando ressurgem na Europa "as sombras do fascismo", instando ao "romper com este modelo de União Europeia" porque "a extrema-direita não se combate com o grande bloco central dos mesmos, com as mesmas políticas, para dar garantia de que tudo ficará exatamente na mesma".

"Durão Barroso andou 10 anos a prometer que regulava o sistema financeiro. Disso não vimos rigorosamente nada. Agora o que vemos é Durão Barroso a dar aulas de como se deve combater o populismo. O populismo alimenta-se e cresce com as políticas iguais às de Durão Barroso", criticou.

Por isso, Marisa Matias rejeitou lições do antigo presidente da Comissão Europeia, que a única coisa que fez durante os seu mandato foi conseguir "chegar ao pior banco do mundo".

"Para combater a extrema-direita o que temos de apresentar é uma alternativa económica e social. A resposta à extrema-direita passa mesmo por mais justiça social. Não é Durão barro0so que nós diz como é que vai ser", atirou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório